IDENTIFICAÇÃO DO PAPEL DA ESCOLA NA EDUCAÇÃO SEXUAL DOS JOVENS

Autores/as

  • Isilda Teixeira Rodrigues Departº. Ciências da Educação da UTAD - Portugal
  • Alice Fontes Departº. De Geologia da UTAD - Portugal

Palabras clave:

educação sexual, escola secundária, ensino de ciências

Resumen

Este estudo integra uma investigação mais ampla no âmbito da Promoção e Educação para a Saúde e centra-se essencialmente na identificação do sucesso da Escola na educação da sexualidade dos jovens, prestes a terminar o ensino secundário. Tem como principal objectivo - identificar os conhecimentos básicos que os alunos possuem, no final de 12 anos de escolaridade, sobre a morfofisiologia dos aparelhos reprodutores feminino e masculino, sobre métodos contraceptivos e sobre doenças de transmissão sexual (DTS). A amostra de estudo envolve 571 alunos que frequentavam o 12º ano de escolaridade. Utilizou-se, para recolha de dados um questionário. Os alunos da amostra, globalmente revelaram poucos conhecimentos sobre a temática da educação sexual e verificou-se que a Escola desempenhou um papel pouco significativo, como agência de educação sexual dos jovens que constituíram a amostra de estudo.

Publicado

2016-11-16

Cómo citar

Rodrigues, I. T., & Fontes, A. (2016). IDENTIFICAÇÃO DO PAPEL DA ESCOLA NA EDUCAÇÃO SEXUAL DOS JOVENS. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 7(2), 177–188. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/567