CALOR E TEMPERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELAÇÕES ENTRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM NUMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA

Autores/as

  • Orlando Aguiar Jr. Faculdade de Educação – UFMG

Palabras clave:

calor e temperatura, ensino e aprendizagem, modelo de ensino

Resumen

Nesse trabalho, iremos examinar, em caráter exploratório e preliminar, as possibilidades e contribuições de um Modelo de Ensino como instrumento auxiliar ao planejamento, desenvolvimento e avaliação de propostas de ensino de ciências, voltados para a promoção de mudanças cognitivas. Para isso, serão descritos os instrumentos utilizados no planejamento de um curso introdutório de Calor e Temperatura junto a alunos/as de 8ª série do Ensino Fundamental, e analisados seus resultados. O Modelo proposto procura estabelecer patamares pedagógicos concebidos a partir das tríades sucessivas que marcam a evolução do conhecimento causal em termos intra, inter e trans-objetais (Piaget e Garcia, 1987). A avaliação dos resultados do trabalho, a partir da análise dos materiais escritos produzidos pelos estudantes ao longo do processo, nos levam a afirmar a complexidade intrínseca da aprendizagem humana, entendendo por complexidade fenômenos históricos, irreversíveis, imprevisíveis e indeterminados (Prigogine e Stengers 1997/1984). Concluímos com reflexões acerca do alcance das mudanças efetivadas no ensino de ciências e da improcedência de uma leitura linear de seus resultados. A análise do modelo será conduzida em termos do ensino, da aprendizagem e, sobretudo, das relações entre ensino e aprendizagem.

Publicado

2016-11-21

Cómo citar

Aguiar Jr., O. (2016). CALOR E TEMPERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELAÇÕES ENTRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM NUMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 4(1), 73–90. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/608

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