REPRESENTAÇÕES MENTAIS DOS ALUNOS EM MECÂNICA CLÁSSICA: TRÊS CASOS.

Autores/as

  • Marco Antonio Moreira
  • Maria do Camargo Baptista Lagreca Instituto de Física, UFRGS

Palabras clave:

modelos mentais, representações mentais, conceitos físicos

Resumen

Baseamos nosso estudo na Teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird. Estudantes de nível universitário foram observados durante dois semestres letivos com a finalidade de determinar o tipo de representação mental que eles teriam utilizado durante o curso, quando resolviam os problemas e as questões propostas nas tarefas instrucionais. Foi também realizada uma entrevista no final do curso com o objetivo de encontrar elementos adicionais que nos permitissem inferir modelos mentais sobre conceitos físicos usados pelos estudantes na elaboração de suas respostas. Os resultados desta pesquisa sugerem a importância dos modelos mentais na compreensão e uso dos conceitos físicos. Parece que quanto mais “elaborados” os modelos mentais, mais facilmente os alunos podem compreender situações e contextos distintos daqueles trabalhados em aula. Este trabalho complementa outro no qual apresentamos as categorias as quais chegamos: proposicionalistas, modelizadores proposicionalistas e modelizadores imagísticos. Cada caso que aqui relatamos ilustra detalhadamente uma destas categorias.

Publicado

2016-11-21

Cómo citar

Moreira, M. A., & Lagreca, M. do C. B. (2016). REPRESENTAÇÕES MENTAIS DOS ALUNOS EM MECÂNICA CLÁSSICA: TRÊS CASOS. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 3(2), 83–106. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/619