VISÕES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ENTRE LICENCIANDOS EM FÍSICA QUANDO UTILIZAM A ROBÓTICA EDUCACIONAL: UM ESTUDO DE CASO

Autores/as

  • João Paulo da Silva Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) http://orcid.org/0000-0002-1587-6270
  • Alexandro Cardoso Tenório Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Michael Lee Sundheimer Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n1p32

Palabras clave:

Ciência, Tecnologia, Ciclo de Kelly, Construto, Robótica educacional

Resumen

O presente trabalho teve o objetivo de analisar visões de ciência e tecnologia de licenciandos em Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), quando utilizam a robótica educacional. As atividades investigativas foram realizadas no Centro de Graduação das Exatas e da Natureza (CEGEN), em uma turma de sétimo período do curso de Licenciatura Plena em Física e contou com a participação de oito estudantes matriculados no sétimo período. Como metodologia para essa investigação foi utilizada a Teoria dos Construtos Pessoais (TCP), mais precisamente o Ciclo da Experiência de Kelly (CEK) composta por cinco etapas: A antecipação, o investimento, o encontro, a confirmação ou refutação e a revisão construtiva. Esse ciclo foi utilizado como ferramenta metodológica com o objetivo de identificar as visões de ciência e tecnologia antes (pré-teste) e após (pós-teste) o contato dos estudantes com a robótica educacional (evento). Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados roteiro de entrevistas, gravações das mesmas e materiais elaborados pelos estudantes. Após a análise dos instrumentos de coleta de dados foram identificados os construtos apresentados pelos alunos. De oito estudantes que fizeram parte da pesquisa, sete deles tiveram pelo menos um de seus construtos alterados no fim do ciclo. Logo, houve evolução em pelo menos um dos construtos em 87,5% da amostra. A partir daí no pré-teste, foram apontadas algumas visões de ciência e tecnologia presentes nas falas dos estudantes, apresentando maior indicação, as visões descontextualizadas de ciência e tecnologia. No pós-teste, houve evolução das mesmas e os alunos apresentaram maior tendência para as visões menos tradicionais e mais contemporâneas de ciência e tecnologia.

Biografía del autor/a

João Paulo da Silva Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Licenciado em Física (Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE)Especialista em Informática em Educação (Faculdade Frassinetti do RecifE - FAFIRE)Mestrado em Ensino das Ciências (UFRPE)Professor da rede pública estadual de Pernambuco. 

Alexandro Cardoso Tenório, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOUTORADO EM FÍSICA (UFPE)ADJUNTO DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO (UFRPE) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DAS CIÊNCIAS

Michael Lee Sundheimer, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOUTORADO EM CIÊNCIAS ÓPTICAS (UNIVERSITY OF ARIZONA)DEPARTAMENTO DE FÍSICA (UFRPE)PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DO MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

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Publicado

2018-04-30

Cómo citar

Santos, J. P. da S., Tenório, A. C., & Sundheimer, M. L. (2018). VISÕES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ENTRE LICENCIANDOS EM FÍSICA QUANDO UTILIZAM A ROBÓTICA EDUCACIONAL: UM ESTUDO DE CASO. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 23(1), 32–55. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n1p32