ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DE UM FILME COM BASE NOS CONTEÚDOS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n3p234Palabras clave:
Filme comercial, Recurso didático, Formação inicial de professores de Física, Discurso do Sujeito ColetivoResumen
Este artigo explora a utilização de filmes comerciais na formação inicial de professores de Física, com base em resultados de uma pesquisa que contemplou o desenvolvimento de uma sequência didática que abordou o filme Radioactive (2019). Para isso, discute-se as possibilidades didáticas de um filme para a abordagem de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais a partir da apresentação de propostas (pautadas no planejamento inicial) e, em seguida, de resultados da pesquisa, a fim de avaliar a sua viabilidade. Trata-se de um estudo de caso cujos dados foram constituídos com um grupo de licenciandos em Física, por meio de um questionário com questões abertas, analisadas com base no Discurso do Sujeito Coletivo. Dentre os conceituais, os resultados indicaram a possibilidade de explorar uma analogia referente à radioatividade, desde que se utilize procedimentos adequados, como identificar e comparar elementos da situação-alvo e da análoga, estimulando a argumentação sobre aspectos positivos e negativos. Quanto aos procedimentais, constatou-se a potencialidade de desenvolvimento de conteúdos com diferentes níveis de complexidade e generalidade, relativos à busca, seleção, comparação, interpretação e análise de informações. Entre os atitudinais, destaca-se, uma possível incorporação de atitudes por parte dos graduandos acerca da compreensão do recurso didático utilizado, motivada pela percepção positiva da experiência durante as atividades, o que pode gerar práticas semelhantes em sua atuação profissional.Referencias
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