O DISCURSO ACADÊMICO SOBRE O PROFESSOR BACHAREL QUE ENSINA CIÊNCIA E TECNOLOGIA NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n3p367Palavras-chave:
Estudos discursivos foucaultianos, Educação científica e tecnológica, Professor bacharel, Educação profissional e tecnológica, Ensino Médio IntegradoResumo
A constituição subjetiva do bacharel enquanto professor de ciência e tecnologia nos cursos de Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio é uma questão de evidente complexidade, muitas vezes introduzida pela não formação inicial em cursos específicos de formação de professores. Nesta pesquisa, de vertente pós-crítica, apresentamos um estudo discursivo foucaultiano que se utilizou de artigos publicados a partir de 2016 para tratar do referido professor. Desenvolvemos a análise com base em conceitos presentes em A ordem do discurso e identificamos, na referida materialidade enunciativa, elementos que desenham a posição de sujeito e potencialmente o constituem. Foram abordados tópicos envolvendo a interdição e a segregação do bacharel como professor de ciência e tecnologia, seja pela existência de uma vontade de verdade, de saberes disciplinares ou de rituais de que esse sujeito participou ou não. Também evidenciamos elementos que contribuem para a constituição desse professor, como seus conhecimentos prévios e saberes, que são únicos e inerentes à sua formação inicial.Referências
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