PERCEPÇÕES SOBRE LIMITES E POSSIBILIDADES PARA ADOÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Autores

  • David Santana Lopes Universidade Federal da Bahia (UFBA) http://orcid.org/0000-0002-0217-2709
  • Rosiléia Oliveira de Almeida Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p137

Palavras-chave:

A formação docente no Brasil vivencia dificuldades que perpassam décadas de disputas político-pedagógicas e sociais. Essa questão se aprofunda quando se discute a situação do professor de Ciências Naturais, justamente por representar uma área com grande e

Resumo

A formação docente no Brasil vivencia dificuldades que perpassam décadas de disputas político-pedagógicas e sociais. Essa questão se aprofunda quando se discute a situação do professor de Ciências Naturais, justamente por representar uma área com grande escassez de matrículas e pela ausência de diretrizes curriculares específicas orientadoras para a licenciatura. Entretanto, por se tratar de um campo integrado de saberes, os cursos de Licenciatura em Ciências Naturais (LCN) precisam lidar com a necessidade de adoção de uma abordagem complexa como a interdisciplinaridade. Ciente das dificuldades para a sua adoção, este estudo, de cunho qualitativo, buscou analisar os limites e as possibilidades para a adoção da interdisciplinaridade durante a formação de professores em um Curso de LCN no Brasil. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com estudantes, professores, coordenadores e um representante institucional ligados à LCN da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em suma, os limites apontados pelos entrevistados (Organização Curricular; Desvalorização do Curso; Complexidade da Interdisciplinaridade; Mercado de Trabalho e Conservadorismo Institucional) levam a uma conjuntura de questões que extrapolam uma mera discussão curricular ou pedagógica, recaindo nos já tradicionais discursos ligados à desvalorização da carreira docente. Desta forma, os relatos e análises apresentadas ao longo do texto traduzem inquietações, dilemas e possibilidades que podem estimular novos diálogos entre saberes visando a inclusão da interdisciplinaridade na formulação de novos currículos de Licenciatura em Ciências Naturais.

Biografia do Autor

David Santana Lopes, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Estudante de Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC)

Rosiléia Oliveira de Almeida, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professora da Faculdade de Educação (FACED/UFBA)

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Publicado

2019-08-28

Como Citar

Lopes, D. S., & Almeida, R. O. de. (2019). PERCEPÇÕES SOBRE LIMITES E POSSIBILIDADES PARA ADOÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Investigações Em Ensino De Ciências, 24(2), 137–162. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p137

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