REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA NUTRIÇÃO: PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DE QUÍMICA
Palavras-chave:
Química, Nutrição, Representações SociaisResumo
No presente trabalho, apresentamos as etapas de produção de um material didático de Química (unidade temática sobre nutrição), bem como os resultados de sua aplicação em uma sala de aula da educação básica. A pesquisa se desenvolveu em uma escola pública do Rio Grande do Sul, em que o pesquisador atuou explorando a sua própria prática docente, tendo como referência os registros realizados em seu diário de campo e as produções escritas dos educandos. O trabalho se centralizou na investigação, através de questionário, das representações sociais dos alunos, que nortearam os tópicos a serem abordados na unidade temática, bem como nos efeitos desse enfoque na dinâmica do ensino. Complementarmente, outras ações foram concretizadas, tais como a análise das relações entre o tema da nutrição e os conhecimentos químicos apresentadas pelos livros didáticos de Química, pelas pesquisas do campo da Educação em Química/Ciências e pelos documentos orientadores do ensino médio. Verificou-se que, ao ser considerada a organização das representações dos alunos em um ambiente pedagógico problematizador, a capacidade dos mesmos de interagir com conceitos científicos foi potencializada, facilitando os processos de aprendizagem.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.