REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA NUTRIÇÃO: PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DE QUÍMICA
Palabras clave:
Química, Nutrição, Representações SociaisResumen
No presente trabalho, apresentamos as etapas de produção de um material didático de Química (unidade temática sobre nutrição), bem como os resultados de sua aplicação em uma sala de aula da educação básica. A pesquisa se desenvolveu em uma escola pública do Rio Grande do Sul, em que o pesquisador atuou explorando a sua própria prática docente, tendo como referência os registros realizados em seu diário de campo e as produções escritas dos educandos. O trabalho se centralizou na investigação, através de questionário, das representações sociais dos alunos, que nortearam os tópicos a serem abordados na unidade temática, bem como nos efeitos desse enfoque na dinâmica do ensino. Complementarmente, outras ações foram concretizadas, tais como a análise das relações entre o tema da nutrição e os conhecimentos químicos apresentadas pelos livros didáticos de Química, pelas pesquisas do campo da Educação em Química/Ciências e pelos documentos orientadores do ensino médio. Verificou-se que, ao ser considerada a organização das representações dos alunos em um ambiente pedagógico problematizador, a capacidade dos mesmos de interagir com conceitos científicos foi potencializada, facilitando os processos de aprendizagem.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.