MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA UNB: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES-PESQUISADORES
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p17Palavras-chave:
formação de professores, mestrado profissional, ensino de ciências, egressosResumo
O objetivo deste artigo é investigar como o Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Universidade de Brasília influencia na inserção profissional e na qualificação docente de seus egressos. Para isso, foi investigada a atuação profissional de mestres titulados no período de 2006 a 2016, relacionando-a aos motivos que os levaram ao Mestrado Profissional e às contribuições do curso para sua prática profissional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, realizada por meio de questionários eletrônicos de múltipla escolha enviados aos egressos. A análise indicou certa capilaridade do curso na formação de profissionais da área pela distribuição geográfica de atuação dos egressos, além de mostrar que sua formação não acontece apartada da escola. Os dados revelaram igualmente que a maioria dos egressos continua atuando na educação básica, mesmo que haja uma ampliação para a educação técnica e tecnológica. Pode-se inferir que o papel fundamental assumido por este Mestrado Profissional é dual: aprimoramento da prática docente na educação básica e formação de pesquisadores. Assim, este trabalho permitiu discutir contribuições e lacunas para formação de professores em Mestrados Profissionais da área.Referências
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