DIMENSÃO SEMÂNTICA NA SALA DE AULA DE CIÊNCIAS: RODAS DE CONVERSA COMO PROMOTOR DE ONDAS SEMÂNTICAS
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n3p220Palavras-chave:
Ondas semânticas, Teoria do Código de Legitimação, Educação em CiênciasResumo
As discussões sobre a Teoria do Código de Legitimação na pesquisa em Ensino de Ciências têm chamado a atenção de pesquisadores que investigam questões relacionadas às interações discursivas e argumentação na sala de aula. Neste estudo, fundamentados na dimensão semântica, avaliamos uma situação de ensino desenvolvida por meio de Rodas de Conversa, com o objetivo explicitar e caracterizar os perfis semânticos de gravidade e densidade semântica desenvolvidos durante as interações discursivas. Dentre os resultados, destaca-se que apesar de interações discursivas entre professor e estudantes e entre os próprios estudantes em todos os episódios analisadas não foi verificado variação semântica entre os diferentes níveis de gravidade e densidade que permitissem a formação de ondas semânticas nas interações Tanto a compreensão da gravidade semântica nas limitações explicativas dos participantes, quanto à densidade semântica, não permitiu a circulação de diferentes discursos na sala de aula. Como consequência, este estudo indica que não bastam estratégias de ensino que promovam interações dialógicas na sala de aula, é necessário que também se compreenda como o conhecimento científico é produzido, circula e é legitimado na sala de aula.Referências
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