O PROCESSO DE REFLEXÃO ORIENTADA COMO METODOLOGIA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: PROPOSTA PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA POR MEIO DA ABORDAGEM DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n2p93

Palavras-chave:

processo reflexivo, formação docente, mediação

Resumo

Pesquisas têm demonstrado a necessidade de mudanças urgentes na formação inicial de professores, na perspectiva de uma formação mais crítica e autônoma dos estudantes da educação básica, por meio da abordagem de ensino por investigação. Neste sentido, o processo de Reflexão Orientada (PRO) tem se demonstrado uma metodologia potencializadora para possibilitar uma reflexão mais crítica de futuros professores sobre suas ações docentes. Assim, esta pesquisa teve como objetivo investigar quais elementos precisam estar presentes durante um PRO para que ações relacionadas à prática docente sejam elaboradas e desenvolvidas por professores em formação inicial, visando a abordagem do ensino por investigação para estudantes do ensino médio. Por meio dos materiais produzidos por três licenciandos e dos encontros reflexivos com o grupo, durante o PRO, identificamos uma evolução de suas ideias quanto a compreensão do ensino por investigação na educação básica, o que possibilitou uma reinterpretação dos principais aspectos para o desenvolvimento de um PRO, inicialmente proposto por Abell e Bryan. Por meio de três eixos estruturantes propostos nesta pesquisa, os resultados mostram como o PRO pode contribuir para os cursos de formação inicial de professores ao promoverem diferentes momentos de reflexão, relacionando teoria e prática, visando a promoção de um ensino para uma formação mais crítica dos alunos do ensino médio.

Biografia do Autor

Rita de Cassia Suart, Universidade Federal de Lavras

Departamento de Química – Instituto de Ciências NaturaisUniversidade Federal de LavrasLavras, MG, Brasil

Maria Eunice Ribeiro Marcondes, USP

Instituto de Química – USPSão Paulo, SP, Brasil

Referências

Abell, S. K., & Bryan, L. A. (1997). Reconceptualizing the elementary science methods course using a reflection orientation. Journal of Science Teacher Education, 8(3), 153-166. https://doi.org/10.1023/A:1009483431600

Alarcão, I. (2011). Professores reflexivos em uma escola reflexiva. (8a ed.). São Paulo, SP: Cortez.

Altarugio, M. H., & Villani, A. (2010). O papel do formador no processo reflexivo de professores de ciências. Revista Investigações em Ensino de Ciências,15(2), 385-401.

Recuperado de https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/301

Bardin, L. (2010). Análise de Conteúdo. (4a ed.). Lisboa, Portugal: Edições 70.

Bejarano, N. R. R., & Carvalho, A. M. P. (2003). Professor de Ciências Novato, Suas Crenças e Conflitos. Investigações em Ensino de Ciências, 8(3), 257-280.

Recuperado de https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/541

Bianchini T. B. (2011). O ensino por investigação abrindo espaços para a argumentação de aluno se professores do ensino médio. (Dissertação de mestrado). Universidade Estadual Paulista. Bauru, SP. Recuperado de https://repositorio.unesp.br/handle/11449/90983

Bogdan, R. C., & Biklen, S. K. (1994). Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa, Portugal: Porto Editora.

Brickhouse, N., & Bodner, G. M. (1992). The beginning science teacher: Classroom narratives of convictions and constraints. Journal of Research in Science Teaching, 29, 471- 485.

Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/227613940_The_beginning_science_teacher_Classroom_narratives_of_convictions_and_constraints

Bryan, L.A., & Recesso, A. (2006). Promoting Reflection among Science Student Teachers using a WEB-based video analysis tool. Journal of Computing in Teacher Education, 23, 31-39.

Recuperado de https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ876916.pdf

Burhan-Horasanli, E., & Ortaçtepe, D. (2016). Reflective practice-oriented online discussions: A study on EFL teachers’ eflection-on, in and for-action. Teaching and Teacher Education, 59, 372–382.

https://doi.org/10.1016/j.tate.2016.07.002

Bybee, R. W. (1997). Achieving scientific literacy from purposes to practice. Portsmouth, Netherlands: Heinemann.

Bybee, R. W. (2006). Scientific inquiry and nature of science: implications for teaching, learning and teacher education. Dordrecht, Netherlands: Springer.

Cañal, P. (2004). La alfabetización científica: ¿necesidad o utopía?”. Cultura y Educación, 16(3), 245-257. Recuperado de https://rodas5.us.es/file/8390ffcc-3963-9cc2-7940-b2c354148a61/2/texto1_SCORM.zip/files/texto1_examen.pdf

Capecchi, M. V. C. M., & Carvalho, P. M. A. (2000). Argumentação em uma sala de conhecimento físico com crianças na faixa de oito a dez anos. Investigações em Ensino de Ciências, 5(3), 171-189. Recuperado de https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/592/383

Cardoso, M. J. C., & Scarpa, D. L. (2018). Diagnóstico de elementos do Ensino de Ciências por Investigação (DEEnCI): uma ferramenta de análise de propostas de ensino investigativas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 18(3), 1025-1059.

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec20181831025

Carvalho, A. M. P. (2018). Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino por Investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 18, 765-794.

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183765

Carvalho, A. M. P., & Gil-Pérez, D. (2006). Formação de professores de ciências: tendências e inovações (8a ed.). São Paulo, SP: Cortez.

Copello Levy, M.I., & Sanmartí Puig, N. (2001). Fundamentos de un modelo de formación permanente del profesorado de ciencias centrado en la reflexión dialógica sobre las concepciones y las prácticas. Enseñanza de las Ciencias, 19(2), 269-283.

Recuperado de https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/21741

Gauthier, C., Martineau, S., Desbiens, J. F., Malo, A. & Simard, D. (2013). Por uma teoria da Pedagogia. Pesquisas Contemporâneas sobre o Saber Docente. (3a ed.). Ijuí, RS: Unijuí.

Gil-Pérez, D., & Vilches, A (2006). Educación Ciudadana y Alfabetización Científica: mitos y realidades. Revista Iberoamericana de Educación, 42, 31-53.

https://doi.org/10.35362/rie420760

González, G. T., Estrada, F. P., & Cañal, P. (2006). Cómo enseñar investigando? Análisis de las percepciones de tres equipos docentes com diferentes grados de desarrollo profesional. Revista Iberoamerica de Educación, 39(5), 1-24.

Recuperado de https://idus.us.es/bitstream/handle/11441/16326/file_1.pdf

Hofstein, A., & Lunetta, V. (2004). The laboratory in science education: foundations for twentyfirst century. Science Education, 88, 28- 54. https://doi.org/10.1002/sce.10106

Kayapinar, U. (2018). Reflection in Language Teaching: A Comparison between Preservice and experienced Teachers of English. Educational Research and Reviews, 13(23), 754–763.

https://doi.org/10.5897/ERR2018.3619

Kolmos, A. (2004). Estrategias para desarrollar currículos basados en la formulación de problemas y organizados en base a proyectos. Educar, 33, 77-96.

https://doi.org/10.5565/rev/educar.262

Kyriacou, C., & Coulthard, M. (2000) Undergraduates' views of teaching as a career choice. Journal of Education for Teaching, 26(2), 117-126.

https://doi.org/10.1080/02607470050127036

Langui, R., & Nardi, R. (2011). Interpretando reflexões de futuros professores de física sobre sua prática profissional durante a formação inicial: a busca pela construção da autonomia docente. Investigações em Ensino de Ciências,16(3), 403-424.

Recuperado de https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/218/151

Lima, Viviani Alves de. (2013). Um Processo de Reflexão Orientada vivenciado por professores de Química: o Ensino Experimental como ferramenta de Mediação. (Tese de doutorado). Programa Interunidades em Ensino de Ciências. Universidade de São Paulo. São Paulo, SP.

Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-02122014-150857/pt-br.php

Longuini, M. D., & Nardi, R. (2004). A prática na formação inicial de professores de Física: análise de uma experiência. In R. Nardi, F, Bastos., R. Diniz (Org& .). Pesquisas em ensino de ciências: contribuições para a tomação de professores. (pp.195-212). (5a ed.). São Paulo, SP: Escrituras.

Maldaner, O. A (2000). A formação inicial e continuada de professores de química. Professores/Pesquisadores. Ijuí, RS: Unijuí.

Mellado Jiménez, V. (1996). Concepciones y prácticas de aula de profesores de ciências em formacion inicial de primaria y secundaria. Enseñanza de Las Ciencias, 14(3), 289-302.

Recuperado de https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/21460/93425

Munford, D., & Lima, M. E. C. C. E. (2007). Ensinar ciências por investigação: O que estamos de acordo? Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, 9(1), 89-111.

Recuperado de https://www.scielo.br/pdf/epec/v9n1/1983-2117-epec-9-01-00089.pdf

Nakhleh, M. B., Polles, J., & Malina, E. (2002). Learning Chemistry in a Laboratory Environment. In J. K. Gilbert, O. De Jong, R. Justi, D. F. Treagust, J. H. Van Driel (Eds.). Chemical Education: Towards Research-based Practice (pp. 69-94). Netherlands: Kluwer Academic Publishers.

Oliveira, A. L., & Tiyomi Obara, A. (2018). O ensino de ciências por investigação: vivências e práticas reflexivas de professores em formação inicial e continuada. Investigações em Ensino de Ciências, 23(2), 65–87.

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p65

Peme-Aranega, C., Mellado, V., De Longui, A. L., Moreno, A., & Ruiz, C. (2009). La interacción entre concepciones y la práctica de uma profesora de Física de nível secundário: Estudio longitudinal de desarrollo profesional basado em el proceso de reflexión orientada colaborativa. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 8(1), 283-303.

Recuperado de http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen8/ART15_Vol8_N1.pdf

Peme-Aranega, C,. Mellado, V., De Longui, A. L., Argañaraz, M. R., & Ruiz, C. (2008). El processo de reflexión orientado como uma estratégia de investigación y formación: estúdio longitudinal de caso. Tecné, Episteme y Didaxis, 24, 82-102.

Recuperado de https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/394

Santos, J. B., & Silva, F. K. M. (2017). Análise dos modelos didáticos pessoais apresentados por um grupo de licenciandos em Química. Ciência & Educação (Bauru), 23(2), 493-506.

https://doi.org/10.1590/1516-731320170020013

Sasseron, L. H. (2015). Alfabetização Científica, Ensino por Investigação e Argumentação: Relações entre Ciências da Natureza e Escola. Revista Ensaio, 17, 49-67.

https://doi.org/10.1590/1983-2117201517s04

Shwartz, Y. (2009). Chemical Literacy. Defining it with teachers and assessing its expression at the high-school level. Koln, Germany: Lambert.

Silva, A. F. A. (2015). Processo de Reflexão Orientada na Formação de Professores dos Anos Iniciais: Concepções e Práticas sobre o Ensino de Ciências. (Tese de doutorado). Programa Interunidades em Ensino de Ciências. Universidade de São Paulo. São Paulo, SP.

Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-31052016-091852/pt-br.php

Silva, D. P. (2011). Questões propostas no planejamento de atividades experimentais de natureza investigativa no ensino de química: reflexões de um grupo de professores. (Dissertação de mestrado). Programa Interunidades em Ensino de Ciências. Universidade de São Paulo. São Paulo, SP. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-01062012-135651/pt-br.php

Silva, M. H. S., & Duarte, M. C. (2002). A relação entre discurso e prática pedagógica na formação inicial de professores. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, 7(3), 231-243.

https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/574

Silva, R. A., Silva, F. N., & Suart, R. C. (2020). Ações e reflexões vivenciadas por uma professora em formação inicial por meio de elaboração de planos e regência de aulas: contribuições do processo de reflexão orientada. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 20,1169-1196. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u11691196

Souza, V. F. M., & Sasseron, L. H. (2012). As interações discursivas no ensino de física: a promoção da discussão pelo professor e a alfabetização científica dos alunos. Ciência e Educação (Bauru), 18(3), 593-611. https://doi.org/10.1590/S1516-73132012000300007

Suart, R. C., & Marcondes, M.E.R . (2018). O processo de reflexão orientada na formação inicial de um licenciando de química visando o ensino por investigação e a promoção da alfabetização científica. Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências, 20, 01-28.

http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172018200106

Tenreiro-Vieira, C., & Vieira, R. M. (2013). Literacia e pensamento crítico: um referencial para a educação em ciências e em matemática. Revista Brasileira de Educação, 18(52), 163-188.

https://doi.org/10.1590/S1413-24782013000100010

Zabalza, M. A. (1994). Diários de aula. Contributo para o estudo dos dilemas práticos dos professores. Portugal: Porto Editora.

Zeichner, K. M. (1993). A formação reflexiva de professores – ideias e práticas. Lisboa, Portugal: Educa.

Downloads

Publicado

2022-09-10

Como Citar

Suart, R. de C., & Marcondes, M. E. R. (2022). O PROCESSO DE REFLEXÃO ORIENTADA COMO METODOLOGIA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: PROPOSTA PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA POR MEIO DA ABORDAGEM DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO. Investigações Em Ensino De Ciências, 27(2), 93–115. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n2p93

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)