O PROCESSO DE REFLEXÃO ORIENTADA COMO METODOLOGIA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: PROPOSTA PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA POR MEIO DA ABORDAGEM DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n2p93Palavras-chave:
processo reflexivo, formação docente, mediaçãoResumo
Pesquisas têm demonstrado a necessidade de mudanças urgentes na formação inicial de professores, na perspectiva de uma formação mais crítica e autônoma dos estudantes da educação básica, por meio da abordagem de ensino por investigação. Neste sentido, o processo de Reflexão Orientada (PRO) tem se demonstrado uma metodologia potencializadora para possibilitar uma reflexão mais crítica de futuros professores sobre suas ações docentes. Assim, esta pesquisa teve como objetivo investigar quais elementos precisam estar presentes durante um PRO para que ações relacionadas à prática docente sejam elaboradas e desenvolvidas por professores em formação inicial, visando a abordagem do ensino por investigação para estudantes do ensino médio. Por meio dos materiais produzidos por três licenciandos e dos encontros reflexivos com o grupo, durante o PRO, identificamos uma evolução de suas ideias quanto a compreensão do ensino por investigação na educação básica, o que possibilitou uma reinterpretação dos principais aspectos para o desenvolvimento de um PRO, inicialmente proposto por Abell e Bryan. Por meio de três eixos estruturantes propostos nesta pesquisa, os resultados mostram como o PRO pode contribuir para os cursos de formação inicial de professores ao promoverem diferentes momentos de reflexão, relacionando teoria e prática, visando a promoção de um ensino para uma formação mais crítica dos alunos do ensino médio.Referências
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