ABORDAGEM CTS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O QUE DIZEM AS PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n2p176

Palavras-chave:

Pesquisa em Ensino de Ciências, Formação de professores, Relação CTS

Resumo

Este artigo é resultado de um levantamento bibliográfico sobre a temática Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) no Ensino de Ciências que destaca a formação de professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Algumas questões que nortearam a pesquisa foram: o que tem sido publicado sobre CTS/CTSA nas pesquisas acadêmicas que comtemplam o Ensino de Ciências?; Em quais níveis de ensino estão concentradas as pesquisas brasileiras sobre a abordagem CTS/CTSA no Ensino de Ciências?; E quais eixos temáticos mais se destacam nas pesquisas que contemplam os anos iniciais do Ensino Fundamental? Desenvolvido a partir da abordagem qualitativa por meio do levantamento de dissertações e teses, tendo como marco temporal as publicações realizadas no período de 2010-2019, disponíveis no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que contemplassem, em seu título, palavras-chave ou resumos os termos CTS ou CTSA. Para a análise dos dados, o estudo bibliográfico e documental foi eleito como procedimento investigativo como referência à técnica de Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (2016). Os resultados apontam que a pesquisa sobre tal temática, de acordo com as características gerais no Ensino de Ciências, apresenta um considerável número de publicações, mas com predominância para o ensino de Química no nível Médio da educação. Considerando o número total de trabalhos publicados e o recorte temporal estabelecido, obtivemos 18 publicações em que prevalecem estudos referentes à temática CTS nos anos iniciais de escolarização. Essas constatações indicam que os resultados para os anos iniciais do Ensino Fundamental ainda se apresentam de forma incipiente; portanto, reforçam a necessidade de ampliação das pesquisas que contemplem investigações referentes à abordagem CTS para esse nível educacional, quer seja quanto à prática pedagógica em sala de aula ou à formação de professores. Neste sentido, será possível construir um movimento de constante reflexão e criticidade capaz de impulsionar uma prática socialmente comprometida com a formação cidadã dos alunos desde o início de sua formação na Educação Básica.

Biografia do Autor

Elocir Aparecida Corrêa Pires, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2014). Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2015). Doutoranda em Educação para Ciência e Matemática pela Universidade Estadual de Maringá-UEM. 

Eliane Picão da Silva Costa, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em Ciências Biológicas - Unidade de Ensino Superior Ingá (2009). Mestre em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR - UNESPAR/ Campus Paranavaí/2016. Doutoranda em Educação para Ciência e Matemática - Universidade Estadual de Maringá

Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (1979), mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Paraná (1990); doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (2004) e Pós-Doutorado pela Universidade do Estado do Paraná- UNESPAR do campus de Paranavaí e pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2017). Professora Associada do Departamento de Biologia da Universidade Estadual de Maringá

Referências

Almeida, S. A., & Aguiar Junior, O. G. (2009). O olhar das pesquisas acerca das professoras que ensinam Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: para além do discurso da ausência de conteúdos. In: XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, Vitória, ES. Atas do XVII SNEF... Vitória Espirito Santo. Recuperado de https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xviii/sys/resumos/T0762-1.pdf

Araújo, C. B., Lacerda, N. O. S., Queirós, W. P., & Paulo, Y.J.A. (2016). Educação CTS: Um Panorama das Pesquisas na Formação Inicial de Professores de Química. (2016). In XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, Florianópolis, SC. Atas do XVIII ENEQ... Florianópolis Santa Catarina. Recuperado de https://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R0883-2.pdf

Auler, D. (2007). Articulação entre pressupostos do educador Paulo Freire e do movimento CTS: novos caminhos para a educação em ciências. Contexto & Educação, Unijuí, 22(77), 167-188. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2007.77.167-188

Auler, D., & Bazzo, W. A. (2001). Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência & Educação (Bauru), 7(1), 1-13. https://doi.org/10.1590/S1516-73132001000100001

Auler, D.; & Delizoicov, D. (2006). Ciência-Tecnologia-Sociedade: relações estabelecidas por professores de ciências. Revista electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 5(2), 337-355. Recuperado de http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen5/ART8_Vol5_N2.pdf

Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. (Trad. L. A. Reto). São Paulo, SP: Edições 70.

Binatto, P. F., Duarte, A. C. S., Teixeira, P. M. M., & Soares, M. N. (2017) Análise das reflexões de futuros professores de biologia em discussões fundamentadas pelo enfoque CTS. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 17(3), 931–951. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017173931

Cachapuz, A. et al. (Org.). (2005). A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo, SP: Cortez.

Chassot, A. I. (2006). Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. (4a ed.). Ijuí, RS: Unijuí.

Cunha, M. B. (2006). O movimento ciência/tecnologia/ sociedade (cts) e o ensino de ciências: condicionantes estruturais. Revista Varia Scientia, 6(12), 121-134. Recuperado de https://saber.unioeste.br/index.php/variascientia/article/view/1517/1236

Delizoicov, D., Angotti, J. A., & Pernambuco, M. M. (2011). Ensino de ciências: fundamentos e métodos. (4a ed.) São Paulo, SP: Cortez.

Dagnino, R. (2010). As Trajetórias dos Estudos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade e da política Científica e Tecnológica na Ibero-America. In R. Dagnino, Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia & Política de Ciência e Tecnologia. Campina Grande, PB: Esuepb.

Domiciano, T. D., & Lorenzetti, L. (2019). A educação CTS na formação inicial de professores: um panorama de teses e dissertações brasileiras. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 10(5), 1-21. https://doi.org/10.26843/rencima.v10i5.1521

Fabri, F., & Silveira, R. M. C. F. (2013). O Ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental sob a ótica CTS: uma proposta de trabalho diante dos artefatos tecnológicos que norteiam o cotidiano dos alunos. Investigações em Ensino de Ciências, 18(1), 77-105. Recuperado de https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/161

Fabri, F. (2017). Formação continuada para o ensino de ciências na perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS): contribuições para professores dos anos iniciais. (Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, PR. Recuperado de https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2756

Fernandes, R. C. A. (2015). Inovações pedagógicas no ensino de ciências dos anos iniciais: um estudo a partir de pesquisas acadêmicas brasileiras (1972-2012). (Tese de doutorado). Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP. Recuperado de http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253974

Fernandes, R. C. A., & Megid Neto, J. (2012). Modelos educacionais em 30 pesquisas sobre práticas pedagógicas no Ensino de Ciências nos anos iniciais da escolarização. Investigações em Ensino de Ciências, 17(3), 641-662. Recuperado de https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/175

Fernandes, R. C. A., & Megid Neto, J. (2016). Práticas Pedagógicas CTS no Ensino de Ciências dos Anos Iniciais: um estudo a partir de pesquisas acadêmicas brasileiras. Indagatio Didactica, 8(1), 1162-1179 https://doi.org/10.34624/id.v8i1.4712

Fernandes, R. F., & Strieder, R. B. (2016). Questionamentos e opiniões de professores de ciências da natureza sobre educação CTS. Indagatio Didactica, 8(1), 453-467. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.3292

Ferst, E. M. (2013). A abordagem CTS no ensino de ciências naturais possibilidades de inserção nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Educamazônia, 11(2), 276-299. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4711337

Francisco, C. A. (2011). Análise de dissertações e teses sobre o ensino de química nos programas de pós-graduação em ensino de ciências e matemática – área 46/CAPES (2000- 2008). (Tese de doutorado). Universidade Federal de São Carlos, SP.

Freire, P. (2005). Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.

Freitas, L. M., & Ghedin, E. (2015). Pesquisas sobre estado da arte em CTS: análise comparativa com a produção em periódicos nacionais. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, 8(3), 3-25. http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n3p3

Gatti, B. A. (2010). Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação Sociedade, Campinas, 31(113), 1355-1379. Recuperado de https://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/16

Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. (4a ed.) São Paulo, SP: Atlas.

Kauark, F., Manhães, F. C., & Medeiros, C. H. (2010). Metodologia da pesquisa: guia prático. Itabuna, BA: Via Litterarum.

Lima, M. E. C.C., & Maués, E. (2006). Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das crianças. Revista Ensaio, Belo Horizonte, 8(2), 184-198. https://doi.org/10.1590/1983-21172006080207

Lorenzetti, L. (2000). Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. 2000, 144f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Santa Catariana. Florianópolis, SC.

Lorenzetti, L., & Delizoicov, D. (2001). Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Revista Ensaio, Belo Horizonte, 3(1), 45-61. https://doi.org/10.1590/1983-21172001030104

Maestrelli, S. G., & Lorenzetti, L. (2017). As relações CTSA nos anos iniciais do Ensino Fundamental: analisando a produção acadêmica e os livros didáticos. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, 13(26), 5-21. http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v13i26.4308

MEC. Ministério da Educação. (2013). Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: Mec. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file

MEC – Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Mec. Recuperada de Recuperado de http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Megid Neto, J. (1999). Tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino de ciências no nível fundamental. (Tese doutorado). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP. Recuperado de http://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/176159

Miranda, E. M. (2012). Tendências das perspectivas Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) nas áreas de educação e ensino de ciências: uma análise a partir de teses e dissertações brasileiras e portuguesas. (Tese doutorado). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP. Recuperado de https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/2318/5532.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Pinheiro, N. A. M., Silveira, R. M. C. F., & Bazzo, W. A. (2007). Ciência, tecnologia e sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do ensino médio. Ciência & Educação (Bauru), 13(1), 71-84.https://doi.org/10.1590/S1516-73132007000100005

Roso, C. C., & Auler, D. (2016). A participação na construção do currículo: práticas educativas vinculadas ao movimento CTS. Ciência & Educaçã (Bauru), 22(2), 371-389. https://doi.org/10.1590/1516-731320160020007

Santos, W. L. P., & Mortimer, E. F. (2001). Tomada de decisão para ação social no responsável no Ensino de Ciências. Ciência & Educação(Bauru), 7(1), 95-111.https://doi.org/10.1590/S1516-73132001000100007

Saucedo, K. R. R., & Pietrocola, M. (2019). Características de pesquisas nacionais e internacionais sobre temas controversos na Educação Científica. Ciência & Educação (Bauru), 25(1), 215-233. https://doi.org/10.1590/1516-731320190010014

Strieder, R. B. (2012). Abordagens CTS na educação científica no Brasil: sentidos e perspectivas. (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo, SP. Recuperado de https://teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-13062012-112417/pt-br.php

Strieder, R. B., & Kawamura, M. R. D. (2017) Educação CTS: Parâmetros e Propósitos Brasileiros. Alexandria - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 10(1), 27-56. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n1p27

Teixeira, P. M. M. (2008). Pesquisa em ensino de biologia no Brasil (1972-2004). Um estudo baseado em dissertações e teses. (Tese doutorado). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP. Recuperado de http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/251678/1/Teixeira_PauloMarceloMarini_D.pdf

Downloads

Publicado

2022-09-10

Como Citar

Corrêa Pires, E. A., da Silva Costa, E. P., & Olivo Rosas Moreira, A. L. (2022). ABORDAGEM CTS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O QUE DIZEM AS PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Investigações Em Ensino De Ciências, 27(2), 176–196. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n2p176

Edição

Seção

Artigos