FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: REPRESENTAÇÕES DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS

Autores

  • Elocir Aparecida Corrêa Pires Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Vilmar Malacarne Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) e Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Estadual do Oeste Paraná Campus/Cascavel Jardim Universitário. R. Universitária, 1619, Cascavel, Paraná, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n1p56

Palavras-chave:

Formação docente, Curso de Pedagogia, Ensino de Ciências, anos iniciais do Ensino Fundamental

Resumo

Nessa pesquisa de cunho qualitativo, temos como proposta de discussão, o processo de formação inicial dos professores que atuam com o ensino de Ciências, em específico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O problema que se apresenta, a partir do objeto de investigação, é: Como tem ocorrido a formação de Pedagogos, tendo em vista sua preparação para atuar no processo de ensino e aprendizagem de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Tal processo formativo se configura em uma fase determinante para o desenvolvimento de habilidades que serão requeridas em sala de aula. Nessa perspectiva, buscou-se verificar se, na compreensão dos sujeitos envolvidos, nesse processo de formação inicial (professores da disciplina de Ciências, coordenadores dos cursos, orientadores do Estágio Supervisionado e graduandos), o curso de Pedagogia tem proporcionando conhecimentos para atuar com a disciplina de Ciências. Para refletir sobre a problemática de pesquisa elegeu-se, como cenário de investigação, o contexto de quatro instituições de ensino superior que ofertam o curso de pedagogia presencial, na cidade de Cascavel/PR. Com base na técnica da Análise de Conteúdo, realizou-se o tratamento e interpretação do material coletado por meio de entrevistas e aplicação de questionários. Os resultados da pesquisa apontam que o curso de Pedagogia contribui com conhecimento teóricos e prático-metodológicos para a atuação docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Entretanto, em relação aos conhecimentos específicos, mantém-se na superficialidade, uma vez que, diante da pouca carga horária destinada à área, não consegue abarcar a amplitude dos conhecimentos relacionados aos conteúdos necessários para atuação desse profissional.

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

Corrêa Pires, E. A., & Malacarne, V. (2018). FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: REPRESENTAÇÕES DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS. Investigações Em Ensino De Ciências, 23(1), 56–78. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n1p56

Edição

Seção

Artigos