O ENSINO DE ASTRONOMIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: APROXIMAÇÕES E PERCEPÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n3p49

Palavras-chave:

Educação, Ensino de Ciências, Ensino de Astronomia, Formação de Professores

Resumo

Dentre os conteúdos trabalhados no contexto escolar, destacamos a Astronomia, área de conhecimento inserida na disciplina de Ciências, cujos conteúdos científicos buscam explicar os fenômenos astronômicos que se observam no cotidiano. O presente texto é parte de uma pesquisa de mestrado e tem por objetivo investigar a abordagem dos conteúdos de Astronomia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a sua implicação no processo de ensino e aprendizagem. A coleta de dados se efetivou com a aplicação de questionários, direcionados à Secretaria Municipal de Educação de um município do estado do Paraná, aos diretores/coordenadores das escolas e aos professores de Ciências, obtendo a participação de 56 voluntários. Os resultados discutem os aspectos que influenciam no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de Astronomia, refletindo sobre a formação dos profissionais da educação e indagando sobre os problemas que perpassam o ensino desse conteúdo na prática da sala de aula.

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

dos Santos, E. D., Malacarne, V., & Langhi, R. (2023). O ENSINO DE ASTRONOMIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: APROXIMAÇÕES E PERCEPÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Investigações Em Ensino De Ciências, 28(3), 49–65. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n3p49

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Artigos