CONTRIBUIÇÕES DE UM MUSEU DE CIÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM FÍSICA

Autores

  • Azizi Manuel Tempesta Curso de Filosofia FAE Centro Universitário Rua 24 de Maio, 135 Centro, Curitiba – Paraná – Brasil
  • Luciano Carvalhais Gomes Departamento de Física – Centro de Ciências Exatas Universidade Estadual de Maringá Av. Colombo, 5.790 Jd. Universitário, Maringá - Paraná – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n1p78

Palavras-chave:

Formação Inicial, Museus de Ciências, Mediação, Necessidades Formativas

Resumo

Neste artigo, apresentamos parte do resultado de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo avaliar quais são as contribuições que a atuação como monitor de Física em um Museu de Ciências têm para a formação inicial e o início da carreira docente. Embasando a nossa análise, adotamos como pressupostos teóricos os Saberes Docentes e as Necessidades Formativas. Realizamos entrevistas comum grupo de dez professores que desempenharam a função de monitor de Física no Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e as submetemos ao processo de Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados permitiram-nos perceber que as contribuições vão além do esperado, revelando um grande potencial dos museus de ciências como auxílio à formação inicial, contribuindo para o desenvolvimento de competências e habilidades que hoje se exige dos professores, e lhes proporcionando uma carga de experiências que de outra forma não seriam possíveis.

Biografia do Autor

Azizi Manuel Tempesta, Curso de Filosofia FAE Centro Universitário Rua 24 de Maio, 135 Centro, Curitiba – Paraná – Brasil

Ensino de Ciências, Formação de Professores, Museus de Ciências.

Luciano Carvalhais Gomes, Departamento de Física – Centro de Ciências Exatas Universidade Estadual de Maringá Av. Colombo, 5.790 Jd. Universitário, Maringá - Paraná – Brasil

Departamento de Física

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Publicado

2017-04-19

Como Citar

Tempesta, A. M., & Gomes, L. C. (2017). CONTRIBUIÇÕES DE UM MUSEU DE CIÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM FÍSICA. Investigações Em Ensino De Ciências, 22(1), 78–102. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n1p78

Edição

Seção

Artigos