MODELOS E OUTRAS REPRESENTAÇÕES MENTAIS NO ESTUDO DO DNA EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Karen Cavalcanti Tauceda Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • José Cláudio Del Pino Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

modelos mentais, representações mentais, livro didático, aprendizagem significativa, ensino de biologia, DNA

Resumo

O estudo de modelos e representações mentais é um marco importante na pesquisa do ensino em ciências. Este trabalho foi realizado numa escola pública com alunos do 1º ano do ensino médio na disciplina de biologia, e analisa a relação entre a construção da aprendizagem significativa e a utilização das figuras do Livro Didático (LD), com um enfoque nos modelos mentais de Johnson-Laird. Os resultados demonstram que os alunos, que não usaram figuras do LD durante o processo de aprendizagem dos conceitos científicos (replicação do DNA – Ácido Desoxirribonucleico), apresentaram maior frequência de desenhos com modelos mentais. É discutida a relevância da produção deste tipo de representação mental no estudo do DNA em uma aprendizagem significativa. Esta pesquisa também busca uma reflexão sobre a metodologia do LD utilizada em sala de aula, indicando algumas conseqüências e limitações para o aprendizado dos alunos.

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Publicado

2016-08-13

Como Citar

Tauceda, K. C., & Del Pino, J. C. (2016). MODELOS E OUTRAS REPRESENTAÇÕES MENTAIS NO ESTUDO DO DNA EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. Investigações Em Ensino De Ciências, 15(2), 337–354. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/299

Edição

Seção

Artigos