CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO NA SALA DE AULA: UM DIÁLOGO PEDAGÓGICO SIGNIFICATIVO
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n3p131Palavras-chave:
Diálogo pedagógico significativo, Conhecimento na sala de aula, Avaliação contínua pelo diálogo, Diálogo e planejamento pedagógicoResumo
Analisamos o desempenho de professores em sala de aula no que se relaciona à interação pedagógica praticada. Os professores participavam de um curso de Formação Continuada de longa duração, cuja estratégia focalizava o planejamento pedagógico enquanto produzido, aplicado e avaliado continuamente pelo professor; o curso visava a construção de uma competência profissional com uma visão adequada da interação pedagógica na sala de aula, dentro de parâmetros construtivistas. O planejamento pedagógico do professor constituiu o objeto de estudo: ele era discutido continuamente pelo grupo de pares mais o formador; este procurava apontar para o conteúdo pedagógico explicitado e os objetivos de conteúdo declarados nos planos de cada aula. Os objetivos da aprendizagem e os procedimentos nele contidos, eram confrontados com a aprendizagem real evidenciada. Nessas discussões eram invocados conceitos de aprendizagem coerentes com o construtivismo, além dos conteúdos da ciência e da sua natureza. O diálogo era preponderante nessas discussões e acentuado como um meio do ensino e da avaliação contínua. Nesse processo dinâmico, o planejamento do professor estava em constante reelaboração, moldando um ajuste aos alunos daquela sala de aula para a aquisição do conhecimento planejada. Essa dinâmica do curso, conduzida pelo formador, esperava ser, pelo menos em parte, reproduzida pelos participantes com seus alunos. Destacamos no desenvolvimento profissional desses professores, os resultados surpreendentes, além daqueles concretamente planejados: a transposição de procedimentos vivenciados no curso, para a sala de aula parece ocorrer, em boa parte, quanto à presença de diálogo, mas o que pareceu mais significativo foram as conquistas individuais, particulares e diferenciadas, que, devidamente incluídas no desenvolvimento das aulas, levaram à superação de competências. Concluímos que os resultados inesperados podem constituir-se em polos de crescimento e evolução da performance do profissional, em construção. Os resultados levam-nos a considerar e dar importância essencial ao estabelecimento e manutenção de um diálogo que chamamos de diálogo pedagógico significativo na interação que deve ocorrer numa situação de ensino.Downloads
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