EXPERIMENTOS HISTÓRICOS E O ENSINO DE FÍSICA: AGREGANDO REFLEXÕES A PARTIR DA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DA ÁREA E DA HISTÓRIA CULTURAL DA CIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n3p244Palavras-chave:
Experimentos Históricos, Ensino de Física, Revisão Bibliográfica, História Cultural da Ciência, História da CiênciaResumo
No presente artigo apresentamos uma discussão acerca dos objetivos de ensino encontrados na literatura relacionada ao trabalho com experimentos históricos. Como ponto de partida, realizamos uma revisão bibliográfica, nos websites de seis periódicos de grande relevância nacional para a área do ensino de ciências, e em especial, para o Ensino de Física. O critério de busca se baseou, a princípio, em trabalhos publicados entre os anos de 2001 a 2016, a partir de termos como “experimentos históricos”, “museus” e “experiência”. Em um segundo momento, devido ao grande número de publicações encontrado, foi desenvolvido um processo de triagem a partir da análise de títulos, resumos, palavras-chave e, quando necessário, do corpo do texto, tendo como intuito o de identificar quais as pesquisas enfatizavam o trabalho com experimentos históricos no ensino de Física, seja em uma perspectiva teórica, seja na manipulação de uma réplica de um aparato histórico. As propostas selecionadas foram dispostas em categorias adaptadas do trabalho de Heering e Höttecke (2014) para que pudéssemos traçar um paralelo entre a produção nacional e internacional que acabaram por apresentar escopos consonantes. Além disso, análise dos resultados nos leva a inferir que, de maneira geral, fatores extra laboratoriais, inerentes a ciência, quando não negligenciados, são colocados de maneira periférica. Assim, traçamos considerações teóricas baseadas em Historiadores da Ciência, que se pautam no viés da História Cultural da Ciência, buscando agregar reflexões ao que vem sendo desenvolvido acerca dos experimentos históricos no ensino de Física até o momento.Referências
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