A PESQUISA ACADÊMICA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NO BRASIL (1979-2010): O CONTEXTO DA PRODUÇÃO NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Autores

  • Maria Aparecida Guerra Lage Universidade Federal de Uberlândia http://orcid.org/0000-0002-1802-4700
  • Viviane Rodrigues Alves de Moraes Universidade Federal de Uberlândia
  • Ana Maria de Oliveira Cunha Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n3p169

Palavras-chave:

Formação de Professores de Biologia, Estado da Arte, Pós-graduação

Resumo

Quando se avalia a área de formação de professores no Brasil e a produção acadêmica gerada nesse campo, encontra-se uma vasta literatura que tem apontado para a importância e a centralidade desse tema em diversas esferas e níveis de ensino. Todavia, ao pesquisarmos a produção acadêmica neste campo, observamos que, embora houvesse uma relativa quantidade de estudos do tipo estado da arte, voltados para a formação de professores, havia ainda uma lacuna na literatura quanto às investigações sobre a produção acadêmica voltada especificamente para a formação de professores de Biologia no Brasil. Portanto, com base nesta perspectiva, o presente artigo resulta de investigação mais ampla e tem como objetivo avaliar o contexto da produção acadêmica sobre formação de professores de Biologia no Brasil, por meio da identificação, da descrição e da análise de 120 dissertações e teses produzidas entre os anos de 1979 e 2010. As dissertações e teses foram analisadas frente a diferentes descritores, tais como: programas de pós-graduação e instituições de origem; ano de defesa; distribuição geográfica; titulação; orientação e tipo de formação. Os resultados da distribuição dos documentos nos diferentes programas de pós-graduação, mapeados junto à história do surgimento destes no país, revelaram diferenças marcantes quanto à produção e ao padrão de distribuição dos documentos ao longo das três décadas, tanto por instituições e regiões quanto pelas tendências das pesquisas nesse campo de formação de professores.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Guerra Lage, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Ciências Biológicas, Licenciatura Plena (1990) e Bacharelado (1995), pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Possui Especializações em Ciências Biológicas (1995) e Metodologias de Ensino (2006) pela UFU. Mestra em Imunologia e Parasitologia Aplicadas (2000) e Doutora em Educação (2018) pela Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na "Educação Básica (áreas: Ciências, Matemática e Biologia)" e, no "Ensino Superior, nas áreas de Educação (atuação: Prática de Ensino de Ciências e Biologia; Metodologia de Ensino de Ciências e Biologia) e de Biologia (atuação: Biologia Geral, Imunologia, Parasitologia, Fisiologia e outros conteúdos específicos)". Atualmente é professora efetiva de Biologia na Escola Estadual de Uberlândia. Tem experiência na área de Educação em Ciências, com ênfase na Formação de Professores de Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: Ensino de Ciências e Biologia; Formação Inicial e Continuada de Professores de Ciências e Biologia; Produção Acadêmica sobre Formação de Professores de Biologia - Estado da Arte.

Viviane Rodrigues Alves de Moraes, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mestra em Genética e Bioquímica pela UFU e Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo. Atuou como professora da rede estadual de ensino de Minas Gerais (Uberlândia). Atualmente é professora adjunta do Instituto de Biologia (INBIO) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde atua na área de Educação (Ensino e Pesquisa), com ênfase na Formação de Professores (inicial e continuada), abordando temas que envolvem o Conhecimento Pedagógico e seus componentes. Possui experiência em atividades e projetos extensionistas.

Ana Maria de Oliveira Cunha, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Fundação Educacional de Ituiutaba (1975), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1970), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Uberlândia, atuando no Instituto de Biologia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, mudança conceitual, avaliação, estratégias didáticas e ensino superior.

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Publicado

2019-12-30

Como Citar

Lage, M. A. G., Moraes, V. R. A. de, & Cunha, A. M. de O. (2019). A PESQUISA ACADÊMICA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NO BRASIL (1979-2010): O CONTEXTO DA PRODUÇÃO NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO. Investigações Em Ensino De Ciências, 24(3), 169–195. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n3p169

Edição

Seção

Artigos