Indicators of botany teaching in biological sciences courses at public universities in Bahia: implications for initial teacher training

Authors

  • Darcy Ribeiro de Castro Universidade do Estado da Bahia (UNEB) https://orcid.org/0000-0002-8505-6884
  • Francisco de Assis Ribeiro dos Santos Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Robert Caetano Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Renata Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Charbel Niño El-Hani Universidade Federal da Bahia (UFBA) https://orcid.org/0000-0002-2308-3983

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n2p402

Keywords:

Pedagogical Projects of Course, National Curriculum Guidelines, Initial training, Teaching Strategies

Abstract

Basic Education teacher training courses across the country are in the process of changing, incorporating the new guidelines established with the current legislation. This study aims to analyze indicators that impact the quality of botany teaching in biological sciences courses of public universities in Bahia with a view to contributing to the initial teacher education of graduates. It involved a qualitative-quantitative work through documentary study of the Pedagogical Projects of Courses - PPCs of the courses. The data were categorized, processed and analyzed qualitatively and then quantitatively through basic statistics and Excel software. It was found that only the Biological Sciences Courses of the State University of Feira de Santana (UEFS) and the Federal University of Oeste Baiano (UFOB) are with the PPCs reformulated according to the current legislation. The indicators in general imply operational difficulties to approach specific contents of botany for which they require the use of functional teaching strategies for initial teacher training.

Author Biographies

Francisco de Assis Ribeiro dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Departamento de Ciências Biológica  Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) Av. Transnordestina s.n., Novo Horizonte, Feira de Santana, Bahia, Brasil

Robert Caetano, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Graduado; Engenharia Sanitária e Ambiental; Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – DCHT Campus XXIV da Universidade do Estado da Bahia, UNEB; Endereço: Rua João Guimarães, 1032, CEP: 47400-000, Xique-Xique, Bahia, Brasil;

Renata, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Graduada; Engenharia Sanitária e Ambiental; Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – DCHT Campus XXIV da Universidade do Estado da Bahia, UNEB; Endereço: Rua João Guimarães, 1032, CEP: 47400-000, Xique-Xique, Bahia, Brasil

Charbel Niño El-Hani, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Faculdade de Educação Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências Universidade Federal da Bahia (UFBA), Avenida Reitor Miguel Calmon, s/n, Campus Canela, Salvador, Bahia, Brasil

References

Aires, L. (2015). Paradigma qualitativo e práticas de investigação educacional. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta.

Andrade, F. S., & Jung, C.F. (2013). Análise de referências utilizadas por pesquisadores na revista Gestão & Produção. Transinformação, 25(1), 19-25. Recuperado de https://brapci.inf.br/index.php/res/v/116424

Antiqueira, L. M. O. R. (2018). Biólogo ou professor de Biologia? A formação de licenciados em Ciências Biológicas no Brasil. Revista Docência Do Ensino Superior, 8(2), 280–287. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2488

Azevedo, C.O., Setúval, F.A.R., & Marinho, L. C. (2015). Botânica Geral de Angiospermas no ensino médio uma análise comparativa entre livros didáticos. Investigações em Ensino de Ciências, 20(3), 237-258. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n3p237

Bejarano, N. R. R., Carvalho, A. M. P. de. (2003). Tornando-se professor de ciências: crenças e conflitos. Ciência & Educação (Bauru), 9(1), 1–15. https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000100001

Borges, G. L. A. B. (2000). Formação de professores de biologia, material didático e conhecimento escolar. 2000. (Tese de doutorado). Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.

Carneiro, E. A., & Pipitone, M. A. P. (2017). Análise do Projeto Pedagógico de um Curso de Ciências Biológicas Face às Diretrizes Curriculares Nacionais. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas,18(3), 285-292. Recuperado de https://revistaensinoeeducacao.pgsskroton.com.br/article/view/3836

Castro, D. R., El-hani, C. N., Santana, R.C., & Silva, R. C. (2021). O ensino investigativo de biologia celular no curso de engenharia de pesca da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus XXIV – Xique-Xique-BA. Revista de Ensino de Engenharia, 40, 82-94. https://doi.org/10.37702/REE2236-0158.v40p82-94.2021

Castro D. R., El-hani, C. N., Silva, R. C., & Santana, R. C. (2022). O ensino teórico-prático investigativo sobre estômatos de Lilium sp. (Lírio) a partir de conceitos estruturantes. Revista Sertão Sustentável, 3(1), 33-36. Recuperado de https://sertaosustentavel.com.br/index.php/home/article/view/43/40

Castro, D.R., Santana, R.C., & Silva, R.C. (2021). Uma abordagem investigativa para o ensino acerca do processo respiratório vegetal. In: ENEBIO- Itinerários de Resistência: Pluralidade e Laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Organizadores, Jaqueline Rabelo de Lima, Mario Cezar Amorim de Oliveira, Nilson de Souza Cardoso. Campina Grande, PB: Realize.

Costa, E., Oliveira, I. V., Santos, A. C., Pinto, A., Matos, E. C., Prata, A. P., & Cunha, M. (2019). Percepção de professores sobre a disciplina Botânica geral no ensino superior alagoano. Revista Insignare Scientia - RIS, 2(4), 278-296. https://doi.org/10.36661/2595-4520.2019v2i4.10925

Cunha, M. (2013). The theme of teacher education: trajectories and trends of the field in research and action. Educação e Pesquisa, 39(3), 609-625. Recuperado de https://www.scielo.br/j/ep/a/xR9JgbzxJggqLZSzBtXNQRg/?format=pdf&lang=en

Diniz-Pereira, J. E. D. (2006). Debates e pesquisas no Brasil sobre a formação docente. In J. E. D. Diniz_Pereira (Org.). Formação de professores: pesquisas, representações e poder. (2a ed.). Belo Horizonte: Autêntica e botânica: metodologias, concepções de ensino e currículo. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, 6(2), 39-53. Recuperado de http://www.uel.br/prograd/gepe/materiais/formacao_professores.pdf

El-hani, C. N., Carvalho, I. N., & N. Nunes-neto. (2020). How Should We Select Conceptual Content for Biology High School Curricula? Science & Education, 29, 513–547.https://doi.org/10.1007/s11191-020-00115-9

Fonseca, L. R., & Ramos, P. O. (2017). Ensino de Botânica na Licenciatura em Ciências Biológicas: uma revisão de literatura. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – Atas do XI ENPEC – SC (Florianópolis, SC, Brasil).

Gianotto, D. E. P., & Diniz, R. E. da S. (2010). Formação inicial de professores de Biologia: a metodologia colaborativa mediada pelo computador e a aprendizagem para a docência. Ciência & Educação (Bauru), 16(3), 631–648. https://doi.org/10.1590/S1516-73132010000300009

Gil, A.C. (2002). Como Elaborar Projeto de Pesquisa (4a ed.). São Paulo, SP: Atlas.

Krasilchik, M. (2008). Prática de Ensino de Biologia (6a ed.). São Paulo, SP: Edusp.

Krasilchik, M. (2011). Prática de Ensino de Biologia. São Paulo, SP: Edusp.

Lei n. 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial de União. Brasília, DF: Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Lei nº 12.711/2012, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF: Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Recuperado de https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm

Lei nº 13.415/2017, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial da União. Brasília, DF: Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Recuperado de https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm

Leopoldo, L. D. (2018). Proposições para reflexão sobre a formação continuada de professores em ensino de Botânica (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Campus Bauru. Recuperado de https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/155865/leopoldo_ld_me_bauru.pdf?sequence=3&isAllowed=y

Leopoldo, L.D., & Bastos, F. (2018). A pesquisa em Ensino de Botânica: contribuições e características da produção científica em periódicos. Revista Insignare Scientia - RIS, 1(3). https://doi.org/10.36661/2595-4520.2018v1i3.8267

Lucas, M. C. (2014). Formação de professores de Ciências e Biologia nas décadas de 1960/1970: entre tradições e inovações curriculares. (Dissertação de Mestrado). Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Recuperado de https://ppge.educacao.ufrj.br/Disserta%C3%A7%C3%B5es2014/dmarianalucas.pdf

Lüdke, M., & André, M. E. D. A. (2001). Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo, SP: Epu.

Maciel, R. M. F., & Anic, C. C. (2019). O biólogo professor e o professor de Biologia: reflexões de licenciandos acerca da profissão e da formação docente. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas Sobre Ensino Tecnológico, 5(12), 69-88. https://doi.org/10.31417/educitec.v5i12.768

Matos, E. A. S. A., & Souza, R. D. (2018). Os coletivos de pensamento na formação de professores de Biologia. Revista Espaço Pedagógico, 25(2), 241-260. https://doi.org/10.5335/rep.v25i2.8158

MEC – Ministério da Educação. (2006). Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Secretaria de Educação Básica. Brasília, DF: MEC/SEB. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf

MEC – Ministério da Educação. (2007). Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas: Universidade Federal da Bahia, Brasil: Salvador. Conselho Nacional de Educação. Brasília, DF: MEC/CNE.

MEC – Ministério da Educação. (2012). Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Brasil: Cruz das Almas. Conselho Nacional de Educação. Brasília, DF: MEC/CNE.

MEC – Ministério da Educação. (2015). Diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Conselho Nacional de Educação. Brasília, DF: MEC/CNE. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file

MEC – Ministério da Educação. (2018). Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas: Universidade Federal do Oeste da Bahia, Brasil: Barreiras. Conselho Nacional de Educação. Brasília, DF: MEC/CNE.

MEC – Ministério da Educação. (2019). Diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores para a educação básica e base nacional comum para a formação inicial de professores da educação básica (BNC-Formação). Conselho Nacional de Educação. Brasília, DF: MEC/CNE. Recuperado de https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_PAR_CNECPN222019.pdf

Neves, O.R. et al. (2011). Sistema CFBio/CRBios 30 anos: História e Memória. Brasília: Escritório de Histórias.

Ornelas, M. M. (2021). Percepções dos discentes em Ciências Biológicas das Universidades Estaduais da Bahia a respeito de sua formação quanto aos conteúdos de Botânica. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação - Educação Científica e Formação de Professores. Campus Universitário de Jequié/BA. Recuperado de http://www2.uesb.br/ppg/ppgecfp/wp-content/uploads/2021/07/DISSERTA%C3%87%C3%83O-DE-MESTRADO_M%C3%A1rcia-Ornelas.pdf

Resolução CNE/CES 7/2002, de 11 de março de 2002. (2002). Estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Ciências Biológicas. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES07-2002.pdf

Resolução CNE/CP 01/2002, de 18 de fevereiro de 2002. (2002). Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores de Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf

Salatino, A., & Buckeridge, M. (2016). "Mas de que te serve saber botânica?". Estudos avançados, São Paulo, 30(87), 177-196. https://doi.org/10.1590/S0103-40142016.30870011

Santos, C. R., Silva, L.B., Moreira, L.S., Lauriano, M.P., & Corte, V.B. (2021). O ensino de botânica na formação de professores de biologia: por que é urgente reformular teoria e prática? ACTIO: Docência em Ciências, Curitiba, 6(1), 1-22. Recuperado de https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11490

SEC-BA (2007). Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas: Universidade Estadual de Santa Cruz, Bahia: Itabuna/Ilhéus. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

SEC-BA (2010a). Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Itapetinga. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

SEC-BA (2010b). Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas: Universidade do Estado da Bahia, Campus VII - Senhor do Bonfim. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

SEC-BA (2010c). Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas: Universidade do Estado da Bahia, Campus VIII - Paulo Afonso. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

SEC-BA (2011a). Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

SEC-BA (2011b). Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas: Universidade do Estado da Bahia, Campus II - Alagoinhas. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

SEC-BA (2011c). Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas: Universidade do Estado da Bahia, Campus IX - Barreiras. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

SEC-BA (2011d). Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas: Universidade do Estado da Bahia, Campus X - Teixeira de Freitas. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

SEC-BA (2012a). Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

SEC-BA (2012b). Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas: Universidade do Estado da Bahia, Campus VI – Caetité. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

SEC-BA (2018). Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas: Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia: Feira de Santana. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Silva, A. P. M., Silva M. F. S., Rocha F. M. R. & Andrade, I. M. (2016). Aulas práticas como estratégia para o conhecimento em botânica no Ensino Fundamental. Holos, 8, 68-79. https://doi.org/10.15628/holos.2015.2347

Silva, E.E., Ferbonio, J. T. G., Machado, N. G., & Senra, R. E. F. (2014). O uso de modelos didáticos como instrumento pedagógico de aprendizagem em citologia. Revista de Ciências Exatas e Tecnologia, 9(9), 65-75. Recuperado de https://revista.pgsskroton.com.br/index.php/rcext/article/view/1404

Silva, J. R. S. (2013). Concepções dos professores de Botânica sobre o ensino e a formação de professores (Tese de doutorado). Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo - Departamento de Botânica]. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41132/tde-22072013-085700/publico/JoaoRodrigo_Silva.pdf

Silva, J. R. S., & Sano, P. T. (2011). O ensino de Botânica na visão dos estudantes de Ciências Biológicas. In: Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) – MG (Belo Horizonte, MG, Brasil).

Tardif, M. (2002). Saberes docentes e formação profissional (7a ed.). Rio de Janeiro, RJ: Vozes.

Ursi, S., Barbosa, P. P., Sano, P. T., & Berchez, F.A.S. (2018). Ensino de Botânica: conhecimento e encantamento na educação científica. Estudos Avançados, 32(94), 7-24. Recuperado de https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0002

Wandersee, James H., & Schussler, Elisabeth E. (2002). Towards a theory of plant blindness. Plant Science Bulletin, 47(1), 2-9. Recuperado de https://cms.botany.org/userdata/IssueArchive/issues/originalfile/PSB_2001_47_1.pdf

Published

2023-09-05

How to Cite

de Castro, D. R., Ribeiro dos Santos, F. de A., Caetano, R., Renata, & Niño El-Hani, C. (2023). Indicators of botany teaching in biological sciences courses at public universities in Bahia: implications for initial teacher training. Investigations in Science Education, 28(2), 402–420. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n2p402