Epistemic agency as a construct of science education field: theoretical issues and analytical proposals

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n1p198

Keywords:

Epistemic Agency, Science Education, Power relations

Abstract

One of the emerging challenges in science education involves the sharing of epistemic responsibilities between teachers and students in the knowledge construction processes. In this context, the construct of epistemic agency has been mobilized as a promising proposition among researchers in the field of science education. With the purpose of discussing the meanings of the concept in the area, we address how researchers have interpreted and investigated epistemic agency, focusing on the meanings attributed to the two components of the construct: "agency" and "epistemic." To do this, we seek to position the notion of agency in the broader educational field, considering research that explores relationships between agency as a broader and intersectional construct and learning. In a cohesive manner, we discuss epistemic aspects commonly considered in analyses of epistemic agency. Finally, we discuss the relationships between epistemic agency and power, which seems particularly relevant for advancements in the field, given the already established discussions about the active role of the student in learning. We argue that research on epistemic agency would benefit from a more solid grounding in power theories, which would allow for: i) situating the aspects considered relevant in the analyses, ii) operationalizing concepts from power theories for analysis; iii) linking theoretical propositions about power to notions of science learning used in the field; and iv) advance understanding of transformations in learning contexts.

Author Biographies

Ana Paula Souto Silva Teles, Faculdade de Educação - Universidade Federal de Minas Gerais

Docente licenciada em Biologia, com mestrado, doutorado e pós-doutorado (em andamento) em Educação. Toda a formação foi realizada na Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é bolsista PNPD/CAPES da Faculdade de Educação - UFMG e membro do corpo editorial do periódico ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE). Participação em Congressos e Encontros nacionais nas áreas de Didática e Prática de Ensino, Pesquisa em Ensino de Ciências, de Ecologia, de Biodiversidade e de Educação Ambiental. Docência em instituições públicas e privadas em turmas do Ensino Fundamental e Ensino Superior. Coordenação de Projeto de Iniciação Científica Júnior e Clube de Ciências. Experiência no desenvolvimento de pesquisas acadêmicas. Colaboração em seminários de estudos para jovens e adolescentes. Elaboração e confecção de materiais didático-pedagógicos para pessoas portadoras de necessidades especiais no campo da visão. Desenvolvimento de atividades no campo de Educação Ambiental, como brincadeiras, contação de histórias, músicas, teatro, jogos, monitoramento em trilha interpretativa, em oficinas de arte (pintura, argila, materiais recicláveis e outros), em oficina de jardinagem e em exposições de materiais biológicos de plantas e animais da FZB-BH. Os principais temas de interesse de pesquisa são: argumentação no Ensino de Ciências; etnografia na educação; ensino por investigação; questões teóricas e metodológicas da pesquisa.

Santer Alvares de Matos, Centro Pedagógico - Universidade Federal de Minas Gerais

Licenciado em Ciências da Natureza, especialista em Educação a Distância, mestre em Ensino de Ciências e Matemática e doutor em Educação, com ênfase em ensino de Ciências. Atuou como diretor do Centro Pedagógico da UFMG por duas gestões (2014-2016 e 2016-2018) e coordenador do Colegiado Especial da Escola de Educação Básica e Profissional da Pró-Reitoria de graduação da UFMG (2019-2023). Atualmente é professor de Ciências da Natureza no Centro Pedagógico da UFMG, coordenador e professor formador no curso de pós-graduação em Tecnologias Digitais na Educação, subcoordenador e professor formador do curso de pós-graduaçao em Educação em Ciências para Equidade, coordenador geral do Museu Itinerante Ponto UFMG, coordenador geral da Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat) e membro do Conselho de Ética Pública da UFMG. Atua na supervisão de estágios obrigatórios, orientação de pós-graduação e participação em bancas diversas. Possui publicações de livros, artigos e materiais técnicos diversos, sendo autor de livros didáticos de Ciências da Natureza para o Ensino Médio (Aprovado pelo PNLD). Possui experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de ciências, avaliações em larga escala, formação de professores e popularização da ciência.

Luiz Gustavo Franco , Faculdade de Educação - Universidade Federal de Minas Gerais

ossui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2012), mestrado (2016) e doutorado (2018) em Educação pela mesma universidade. Atuou como professor de Ciências e Biologia na educação básica entre 2012 e 2018. Desde 2019, é professor no setor de Ensino de Biologia da Faculdade de Educação da UFMG e orienta no Programa de Pós-graduação em Educação. É segundo líder do Grupo de Pesquisa Êmico e editor-chefe do periódico Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências (scielo.br/epec). Desenvolve projetos de extensão relacionados à formação de professores de ciências no CECIMIG (FaE-UFMG) e no Science School (ICB-UFMG). É autor de livros didáticos da área de Ciências da Natureza. Tem experiência na pesquisa em Educação em Ciências, com ênfase em processos de ensino e aprendizagem, atuando nos seguintes temas: interações discursivas em sala de aula, práticas epistêmicas no ensino de ciências, ensino de ciências por investigação, etnografia em educação.

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Published

2024-05-04

How to Cite

Oliveira Carneiro, T., Souto Silva Teles, A. P., Alvares de Matos, S., & Franco , L. G. (2024). Epistemic agency as a construct of science education field: theoretical issues and analytical proposals. Investigations in Science Education, 29(1), 198–219. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n1p198