ORGANIZAÇÃO PRAXEOLÓGICA DE SABERES ESCOLARES: UMA COMPARAÇÃO DA EQUAÇÃO DE CLAPEYRON EM LIVROS DE FÍSICA E QUÍMICA

Autores/as

  • Danilo Claro Zanardi Universidade de São Paulo - Programa Pós-Graduação da Faculdade de Educação São Paulo – SP - Brasil
  • Fabiana Botelho Kneubil Universidade de São Paulo - Programa Pós-Graduação da Faculdade de Educação São Paulo – SP - Brasil
  • Vanessa Sanches Pereira Universidade de São Paulo - Programa Pós-Graduação Interunidades São Paulo – SP - Brasil

Palabras clave:

transposição didática, teoria antropológica da didática, praxeologia, livros didáticos

Resumen

Neste trabalho apresentamos uma síntese da Transposição Didática e da Teoria Antropológica da Didática de Chevallard e a relação entre elas, com o intuito de usá-las como ferramenta de análise para entender o aparecimento do conteúdo relativo à equação de Clapeyron tanto em livros de Física quanto de Química. A análise praxeológica revelou um núcleo comum às duas disciplinas, complementado por alguns conceitos próprios contextualizados a cada uma delas. Essa análise pode fornecer elementos que norteiam a transposição didática interna, auxiliando professores de física e química a minimizar a fragmentação deste conteúdo nas duas disciplinas.

Publicado

2016-06-08

Cómo citar

Zanardi, D. C., Kneubil, F. B., & Pereira, V. S. (2016). ORGANIZAÇÃO PRAXEOLÓGICA DE SABERES ESCOLARES: UMA COMPARAÇÃO DA EQUAÇÃO DE CLAPEYRON EM LIVROS DE FÍSICA E QUÍMICA. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 18(3), 601–620. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/116