APLICAÇÃO DE OFICINA ORIENTADA POR NOVAS TENDÊNCIAS DE ENSINO PARA CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA: UMA PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA PÚBLICA
Palabras clave:
ensino de Química, atividades experimentais, curso técnico em Química, estratégias de ensinoResumen
Com a finalidade de proporcionar uma melhor formação aos cidadãos que já tenham o ensino médio concluído e que necessitam de uma melhor formação para ingressarem no mercado de trabalho, criaram-se os cursos subsequentes, entre eles, o Curso de Técnico em Química (CTQ). A estruturação deste consiste numa formação que articule trabalho, cultura, ciência e tecnologia como princípios que sintetizem todo o processo formativo. Em visita a uma escola pública de Maringá, que implementou o CTQ, constatou-se que os professores se depararam com várias dificuldades: falta de conhecimentos nas disciplinas técnicas iniciais, como articular teoria e prática, escassez de materiais e referenciais teóricos, limitação dos laboratórios, falta de equipamentos e dificuldades em desenvolver atividades práticas para o curso. Diante dessa situação, surgiu a ideia de apoio a estes professores e, consequentemente, aos seus alunos. Assim, um grupo de acadêmicos após realizar uma pesquisa na escola com o intuito de conhecer a realidade do curso e os anseios dos alunos e professores do mesmo desenvolveu uma oficina cujo tema gerador foi o “leite”. Esses acadêmicos elaboraram materiais didáticos de baixo custo auxiliando a prática dos docentes. Além disso, realizou-se uma pesquisa posterior para verificar os resultados da oficina com a finalidade do desenvolvimento de novas oficinas procurando estratégias de ensino para contribuir de maneira efetiva com o curso.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.