UM ESTUDO EXPLORATÓRIO INTERNACIONAL SOBRE O DISTANCIAMENTO ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores/as

  • João Batista Siqueira Harres Faculdade de Física – PUCRS - Av. Ipiranga, 6681 – Partenon CEP 90619-900 - Porto Alegre, RS – Brasil. joao.harres@pucrs.br
  • Patrícia Pinto Wolffenbuttel Faculdade de Física – PUCRS - Av. Ipiranga, 6681 – Partenon CEP 90619-900 - Porto Alegre, RS – Brasil. patrícia.wolffenbuttel@pucrs.br
  • Gabriela Carolina Cattani Delord Faculdade de Física – PUCRS - Av. Ipiranga, 6681 – Partenon CEP 90619-900 - Porto Alegre, RS – Brasil.

Palabras clave:

ensino de ciências, contextos socioculturais, práticas escolares

Resumen

Este estudo exploratório apresenta alguns resultados de uma pesquisa internacional cujo objetivo principal foi investigar, sob uma perspectiva multicultural, o distanciamento entre as pesquisas acadêmicas e a prática no ensino de ciências. O estudo envolveu sujeitos de seis países: Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha, Itália e Israel. São apresentadas as análises dos dados coletados nestes diferentes contextos sobre as seguintes categorias: percepções sobre o ensino de ciências, avaliação de políticas públicas, organização escolar, questões de gênero, prática docente e interação entre a prática de ensino e pesquisa. Para obter resultados com evidências globais e particulares foram utilizadas metodologias quantitativas e qualitativas de análise, com instrumentos de coleta de dados comuns a todos os países. Em larga escala, 1819 professores responderam a questionários de questões abertas e fechadas. Em menor escala, 157 sujeitos, entre professores, diretores de escolas, gestores públicos e pesquisadores participaram de entrevistas e grupos focais. As análises mostram que em algumas categorias os resultados foram muito semelhantes nos diferentes contextos investigados em cada país como, por exemplo, o fato de que o ensino tenha uma ênfase predominantemente transmissiva (tradicional). Em outras categorias, questões culturais, políticas e estruturais da educação diferenciam os resultados segundo o contexto. Ao final, é discutido como a consideração destas semelhanças e diferenças podem contribuir para diminuir a distância entre a escola e a universidade.

Publicado

2016-06-13

Cómo citar

Harres, J. B. S., Wolffenbuttel, P. P., & Delord, G. C. C. (2016). UM ESTUDO EXPLORATÓRIO INTERNACIONAL SOBRE O DISTANCIAMENTO ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 18(2), 365–383. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/137