A ARGUMENTAÇÃO EM TAREFAS DE MANUAIS ESCOLARES PORTUGUESES DE BIOLOGIA E DE GEOLOGIA
Palabras clave:
argumentação científica, ensino da biologia e geologia, manuais escolaresResumen
A argumentação é uma dimensão transversal ao processo de construção do conhecimento científico, à qual é reconhecida uma importância cada vez maior. Os documentos oficiais portugueses, como o programa da disciplina de biologia e geologia, do ensino secundário, num reconhecimento desta situação, preveem o envolvimento dos alunos em situações que permitam desenvolver competências inerentes ao processo de argumentação científica. Sendo os manuais escolares um instrumento fortemente mediador da ação docente, torna-se pertinente compreender de que forma, podem (ou não) contribuir para a criação de contextos de sala de aula que levem os alunos a envolver-se em atividades de argumentação, em aulas de ciências. Assim, apresenta-se e discute-se a análise realizada às tarefas de dois manuais escolares, um de biologia e outro de geologia, do 11.º ano, adotados na escola de um dos autores deste trabalho e à forma como eles procuram promover o desenvolvimento de competências de argumentação científica nos alunos. Os resultados indiciam algumas diferenças significativas entre os dois manuais analisados, na abordagem que fazem às temáticas do programa e à forma como potenciam o desenvolvimento de competências de argumentação científica nos alunos.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.