A ARGUMENTAÇÃO EM TAREFAS DE MANUAIS ESCOLARES PORTUGUESES DE BIOLOGIA E DE GEOLOGIA

Autores

  • Paulo Almeida Instituto de Educação da Universidade de Lisboa Alameda da Universidade 1649-013 Lisboa, Portugal
  • Orlando Figueiredo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa Alameda da Universidade 1649-013 Lisboa, Portugal
  • Cecília Galvão Instituto de Educação da Universidade de Lisboa Alameda da Universidade 1649-013 Lisboa, Portugal

Palavras-chave:

argumentação científica, ensino da biologia e geologia, manuais escolares

Resumo

A argumentação é uma dimensão transversal ao processo de construção do conhecimento científico, à qual é reconhecida uma importância cada vez maior. Os documentos oficiais portugueses, como o programa da disciplina de biologia e geologia, do ensino secundário, num reconhecimento desta situação, preveem o envolvimento dos alunos em situações que permitam desenvolver competências inerentes ao processo de argumentação científica. Sendo os manuais escolares um instrumento fortemente mediador da ação docente, torna-se pertinente compreender de que forma, podem (ou não) contribuir para a criação de contextos de sala de aula que levem os alunos a envolver-se em atividades de argumentação, em aulas de ciências. Assim, apresenta-se e discute-se a análise realizada às tarefas de dois manuais escolares, um de biologia e outro de geologia, do 11.º ano, adotados na escola de um dos autores deste trabalho e à forma como eles procuram promover o desenvolvimento de competências de argumentação científica nos alunos. Os resultados indiciam algumas diferenças significativas entre os dois manuais analisados, na abordagem que fazem às temáticas do programa e à forma como potenciam o desenvolvimento de competências de argumentação científica nos alunos.

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Publicado

2016-06-30

Como Citar

Almeida, P., Figueiredo, O., & Galvão, C. (2016). A ARGUMENTAÇÃO EM TAREFAS DE MANUAIS ESCOLARES PORTUGUESES DE BIOLOGIA E DE GEOLOGIA. Investigações Em Ensino De Ciências, 17(3), 571–591. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/172

Edição

Seção

Artigos