QUESTIONAR, INVESTIGAR E RESOLVER PROBLEMAS: RECONSTRUINDO CENÁRIOS GEOLÓGICOS

Autores/as

  • Clara Vasconcelos Universidade do Porto, Faculdade de Ciências, Centro de Geologia, Portugal
  • Maria Filomena Amador Universidade Aberta, Centro de Geologia da Universidade do Porto, Portugal
  • Rosa Bento Soares Escola Secundária com 3º Ciclo Garcia da Orta, Porto, Portugal
  • Tânia Filipa Pinto Centro de Geologia da Universidade do Porto, Portugal

Palabras clave:

questionar, investigar, resolver problemas, cenários geológicos

Resumen

Na procura de uma ainda maior aplicação na área da Educação em Ciências da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP), que se refletirá num uso mais frequente no Ensino das Ciências, os resultados do trabalho de investigação que se apresenta promovem a reflexão em torno dos benefícios na aprendizagem dos alunos decorrentes do uso da ABRP como, por exemplo, o questionamento, a investigação, a comunicação, o envolvimento colaborativo dos alunos em pequenos grupos e os inúmeros ganhos cognitivos. Inserido num projeto mais vasto de “Educação em Ciências para a Cidadania através da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas”, o estudo pretendeu também reconstruir cenários de geologia na perspetiva de estes aumentarem os saberes potenciadores do desenvolvimento sustentável junto de alunos de Ciências Naturais. Os resultados de um estudo quasi-experimental indicam ganhos sobretudo ao nível do raciocínio científico e dos processos científicos, sendo a valorização cognitiva próxima entre os grupos de controlo e experimental.

Publicado

2016-06-30

Cómo citar

Vasconcelos, C., Amador, M. F., Soares, R. B., & Pinto, T. F. (2016). QUESTIONAR, INVESTIGAR E RESOLVER PROBLEMAS: RECONSTRUINDO CENÁRIOS GEOLÓGICOS. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 17(3), 709–720. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/184