A FORMAÇÃO CONTINUADA E AS CONTRIBUIÇÕES DA RESIDÊNCIA MÉDICA

Autores/as

  • Jesuína L. A. Pacca Instituto de Física – USP – São Paulo, Brasil
  • Cristina Leika Horii Pós Graduação Interunidades em Ensino de Ciências – USP – São Paulo, Brasil

Palabras clave:

formação continuada, desenvolvimento profissional docente, residência pedagógica, residência médica

Resumen

O objetivo desta pesquisa é estudar um programa de Residência Médica, já consolidado e bem avaliado acadêmica e socialmente, para compreender o processo de formação dos médicos e conhecer as representações dos envolvidos no programa. Consideramos que o conhecimento produzido com a análise dos discursos de residentes e formadores pode contribuir para propostas de programas para Formação Continuada de professores. Os programas de Formação Continuada não têm conseguido produzir uma melhoria significativa no ensino e parece que os professores que participam de tais cursos dificilmente transferem para a sala de aula o conteúdo que lhes foi apresentado. Tomamos como referência os trabalhos de pedagogos engajados com a questão do desenvolvimento profissional dos professores de ciências e suas teorias sobre o perfil de professores competentes e capazes de exercer com autonomia sua função de educadores. Assim, buscamos identificar as concepções dos sujeitos que participam da Residência Médica com os pressupostos teóricos daqueles autores. A configuração do quadro de concepções que representam o perfil dos residentes, preceptor e assistente – atores da Residência Médica estudada – está desenhada para possibilitar possíveis correlações com o que existe no caso da Formação Continuada de professores futuramente.

Publicado

2016-06-30

Cómo citar

Pacca, J. L. A., & Horii, C. L. (2016). A FORMAÇÃO CONTINUADA E AS CONTRIBUIÇÕES DA RESIDÊNCIA MÉDICA. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 17(3), 735–747. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/186