A AUTOSCOPIA BIFÁSICA INTEGRADA AO MICROENSINO: UMA ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO REFLEXIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA

Autores/as

  • Viviane Arrigo Departamento de Química - Centro de Ciências Exatas Universidade Estadual de Londrina – UEL Rodovia Celso Garcia Cid, PR 445, Km 380, Londrina/PR
  • Álvaro Lorencini Júnior Departamento de Biologia Geral - Centro de Ciências Biológicas Universidade Estadual de Londrina – UEL Rodovia Celso Garcia Cid, PR 445, Km 380, Londrina/PR
  • Fabiele Cristiane Dias Broietti Departamento de Química - Centro de Ciências Exatas Universidade Estadual de Londrina – UEL Rodovia Celso Garcia Cid, PR 445, Km 380, Londrina/PR

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n1p01

Palabras clave:

Ensino de Química, Professor Reflexivo, Autoscopia, Formação Inicial de Professores

Resumen

A presente pesquisa tem como foco de estudo a formação inicial reflexiva de uma estudante de um curso de licenciatura em Química, durante as atividades de microensino, desenvolvidas na disciplina de Estágio Supervisionado. Para a implementação da investigação integramos as fases do microensino às fases da autoscopia, propondo a autoscopia bifásica, desenvolvida em duas fases: a interativa e a pós-ativa, como procedimento realizado para a coleta de dados e intervenção reflexiva com a estudante. Nesse contexto, o objetivo da investigação consistiu em caracterizar como a estudante dá sentidos às suas reflexões e de que modo essas reflexões podem interferir na construção do seu perfil docente. Os resultados obtidos são decorrentes da análise, interpretação e sistematização dos dados, por meio dos “momentos” reflexivos descritos por Schön, a partir dos conteúdos das reflexões da estudante de licenciatura, que denominamos de Liz. Mediante a análise das reflexões, identificamos quatro “momentos” de alerta na prática reflexiva de Liz, porém, constatamos que o alerta 1, referente a dificuldade encontrada na abordagem do conteúdo foi responsável pela ocorrência dos demais alertas ao longo do seu microensino. Deste modo, depreendemos que o alerta 1 pode ser caracterizado como um elemento surpresa que não foi enquadrado nos moldes do que Liz aprendeu a tratar como uma prática “convencional”, e por isso foi necessário estabelecer um diálogo reflexivo com a situação educativa para configurar tal problema por meio de uma resposta que não fosse rotineira e espontânea. Nessa situação, ao reestruturar as suas estratégias de ação, Liz reconheceu os problemas decorrentes da sua prática de ensino, provenientes da dificuldade em como abordar o conteúdo. Mediante as análises realizadas reconhecemos as potencialidades da integração entre o microensino e a autoscopia como uma forma de possibilitar momentos reflexivos relacionados à prática de ensino na formação de futuros professores.

Biografía del autor/a

Viviane Arrigo, Departamento de Química - Centro de Ciências Exatas Universidade Estadual de Londrina – UEL Rodovia Celso Garcia Cid, PR 445, Km 380, Londrina/PR

Doutoranda em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR). Mestra em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR). Atualmente é professora Assistente na área de Ensino de Química no Departamento de Química da Universidade Estadual de Londrina

Álvaro Lorencini Júnior, Departamento de Biologia Geral - Centro de Ciências Biológicas Universidade Estadual de Londrina – UEL Rodovia Celso Garcia Cid, PR 445, Km 380, Londrina/PR

Professor do Depto. de Biologia Geral do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR) e Orientador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL/PR 

Fabiele Cristiane Dias Broietti, Departamento de Química - Centro de Ciências Exatas Universidade Estadual de Londrina – UEL Rodovia Celso Garcia Cid, PR 445, Km 380, Londrina/PR

Professora do Depto. de Química do Centro de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR) e Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL/PR

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Publicado

2017-04-17

Cómo citar

Arrigo, V., Lorencini Júnior, Álvaro, & Broietti, F. C. D. (2017). A AUTOSCOPIA BIFÁSICA INTEGRADA AO MICROENSINO: UMA ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO REFLEXIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 22(1), 01–22. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n1p01