INTERAÇÕES EM ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL NA PERSPECTIVA DA (RE)CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR NA MODALIDADE DE SITUAÇÃO DE ESTUDO
Palabras clave:
formação de professores, situação de estudo, reconstrução do currículo escolar, interações triádicasResumen
Este artigo analisa interações de licenciandos, professores do ensino médio e da universidade, num espaço de formação para o ensino de Ciências, com foco na problematização de abordagens interdisciplinares de situações vivenciais à luz de conhecimentos científicos. Na perspectiva de refletir sobre a concretização de mudanças no currículo escolar na modalidade de Situação de Estudo, foram planejados e desenvolvidos módulos de interação triádica entre os três grupos de sujeitos de pesquisa em aulas da licenciatura, com atenção à complexidade das relações entre saberes diversificados que integram os processos de construção do conhecimento escolar, na área. Registros em áudio, seguidos da transcrição da fala dos sujeitos de pesquisa, permitiram a construção e análise de resultados referentes às contribuições das interações na reconstrução dos currículos escolares. Graus de assimetria marcam as interlocuções dos sujeitos, contribuindo para uma formação docente enriquecida de reflexões e tematizações sobre aspectos formativos como: a concretização de mudanças curriculares, a constituição do ser professor, as dificuldades e inseguranças associadas à prática docente, a disciplinaridade e interdisciplinaridade no ensino, a visão do currículo como produção coletiva.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.