UM MODELO MULTIDISCIPLINAR PARA A ANÁLISE DO DISCURSO EM AULAS DE QUÍMICA

Autores/as

  • Ademir de Jesus Silva Júnior Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Bruno Ferreira dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n3p537

Palabras clave:

Modelo multidisciplinar, Interações discursivas, Ensino de Química

Resumen

Este artigo apresenta um modelo de análise multidisciplinar para investigar as interações discursivas em aulas de Química. Utilizamos a teoria sociolinguística de Basil Bernstein, cujos conceitos permitem relacionar os microcontextos das interações em sala de aula com o contexto social mais amplo; os tipos de iniciação propostos por Hugh Mehan a partir da etnografia interacional; e a noção de abordagem comunicativa de Mortimer e Scott, que propicia caracterizar os gêneros do discurso de sala de aula. A união dessas diferentes perspectivas teóricas constitui o nosso modelo multidisciplinar, no qual relacionamos a análise dos graus de enquadramento e de classificação com os tipos de iniciação e de abordagem comunicativa, para explorar a interseção entre as dimensões interacional e epistêmica do discurso. Empregamos o modelo no estudo exploratório de práticas pedagógicas de quatro professores de Química, que ensinam em diferentes escolas. Por meio dessa análise e de seus resultados, pudemos caracterizar as relações existentes entre as distintas dimensões do discurso pedagógico do conhecimento químico, que sugerem que tanto a abordagem comunicativa quanto os tipos de iniciação são orientados pelo grau de classificação apresentado entre os diferentes tipos de conhecimento.

Biografía del autor/a

Ademir de Jesus Silva Júnior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Departamento de Ciências Exatas e Naturais, Área de Ensino em Ciências

Bruno Ferreira dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Departamento de Ciências e Tecnologias, Área de Ensino de Química

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Publicado

2020-12-26

Cómo citar

Silva Júnior, A. de J., & dos Santos, B. F. (2020). UM MODELO MULTIDISCIPLINAR PARA A ANÁLISE DO DISCURSO EM AULAS DE QUÍMICA. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 25(3), 537–556. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n3p537