O USO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO SOBRE MICRORGANISMOS: UMA REVISÃO DA LITERATURA EM PERIÓDICOS E EVENTOS NACIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n3p577

Palavras-chave:

Planejamento Docente, Sequências Didáticas, Microbiologia

Resumo

As sequências, módulos ou unidades didáticas consistem em um importante instrumento no contexto do Ensino de Microbiologia, tendo em vista a sua potencialidade para a superação do modelo tradicional de ensino e a desconstrução de concepções equivocadas dos educandos em relação aos microrganismos. No entanto, ainda são pouco evidenciadas as escolhas teóricas e metodológicas que têm orientado a sua elaboração.  Partindo destes pressupostos, o objetivo deste estudo é compreender quais escolhas teóricas e metodológicas têm orientado o desenvolvimento das Sequências Didáticas no Ensino de Microbiologia. Para entender esse cenário, revisamos trabalhos publicados nos periódicos e eventos nacionais mais relevantes para a área no período de 2009 a 2019, a fim de identificar as principais tendências relacionadas a este campo de estudo. Os estudos foram caracterizados e analisados com base na Análise Textual Discursiva (ATD), em que foi possível identificar: 1) duração da SD; 2) termo mais utilizado; 3) conteúdos contemplados; 4) referencial teórico-metodológico adotado; 5) relação das estratégias didáticas com os objetivos propostos; 6) relação do processo avaliativo com a aprendizagem a ser alcançada.  Constatamos que os estudos sobre este campo são heterogêneos do ponto de vista teórico e metodológico, o que justifica a inexistência de uma nomenclatura em comum, e pesquisas sobre o uso de SD para o Ensino de Microbiologia apesar de crescente ainda são incipientes nos periódicos e eventos analisados. Quanto à duração, referencial teórico-metodológico, estratégias e processos avaliativos, ainda não estão explícitos os parâmetros utilizados para definir esses elementos, o que evidencia a necessidade de um maior rigor na elaboração e estruturação de planejamentos de ensino na forma de SD. Ressaltamos que as pesquisas envolvendo este tipo de planejamento devem evidenciar os seus elementos constituintes e as abordagens teórico-metodológicas utilizadas, bem como os parâmetros utilizados para definir o tipo de estratégia didática e avaliação de aprendizagem adotada e a duração da sequência. Diante dos resultados, entendemos que, será importante como próximo passo investigativo, a elaboração de planejamentos didático-pedagógicos, que incorporem e articulem todos os seus elementos, além de serem pautados em referenciais teórico-metodológicos consolidados e que considerem as teorias que envolvam sua construção, uma vez que, estudos com essas características no contexto do Ensino de Ciências ainda são incipientes.

Biografia do Autor

Dayane Ferreira Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (2018) e mestranda em Educação em Ciências e Matemática, pela mesma universidade

Christiana Andrea Vianna Prudêncio, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos/SP – UFSCar. Professora adjunta da área de ensino de Biologia da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC

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Publicado

2020-12-26

Como Citar

Santos, D. F., & Prudêncio, C. A. V. (2020). O USO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO SOBRE MICRORGANISMOS: UMA REVISÃO DA LITERATURA EM PERIÓDICOS E EVENTOS NACIONAIS. Investigações Em Ensino De Ciências, 25(3), 577–600. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n3p577

Edição

Seção

Artigos