DIFERENTES OLHARES ACERCA DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA

Autores/as

  • Késia Caroline Ramires Neves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Rua Itibiré Vieira, s/n – Campus de Ponta Porã Ponta Porã – MS – CEP: 79900-000
  • Rui Marcos de Oliveira Barros Universidade Estadual de Maringá - Departamento de Matemática Avenida Colombo, 5790 - Campus Universitário Maringá – PR – CEP 87020-900

Palabras clave:

transposição didática, transposição didática interna, transposição didática externa.

Resumen

O presente artigo trata do conceito de transposição didática, tomando como referência a obra de Yves Chevallard, La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado (2005). Comparamos as abordagens constantes em vários trabalhos, entre teses, dissertações e artigos, e discutimos os múltiplos olhares acerca do processo de transposição didática. Elas mostram que não estão bem definidas as conceituações apresentadas, dando margem a dubiedade e discussões. Algumas diferenças advêm das particulares áreas de conhecimento dos autores, distintas da matemática, outras são inerentes à sedimentação das ideias constantes em Chevallard (2005), obra que serviu de referência bibliográfica para a maioria dos trabalhos estudados.

Publicado

2016-07-21

Cómo citar

Neves, K. C. R., & Barros, R. M. de O. (2016). DIFERENTES OLHARES ACERCA DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 16(1), 103–115. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/249