CONTEXTUALIZANDO CONTEÚDOS CIENTÍFICOS FUNDAMENTAIS À COMPREENSÃO DOCENTE E ESTUDANTIL DA RELAÇÃO TERRA-UNIVERSO SOB A LENTE EPISTEMOLÓGICA DA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE LARRY LAUDAN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n2p23

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, História e Filosofia da Ciência, História Conceitual da Ciência.

Resumo

Este artigo apresenta uma contextualização histórico-filosófica sobre alguns conteúdos científicos fundamentais para a compreensão docente e estudantil da relação Terra-Universo. Suas justificativas encontram-se nos benefícios que a visão epistemológica de Larry Laudan tem proporcionado para o ensino de ciências/física, especialmente, na fundamentação das investigações acadêmico-científicas de questões relativas ao processo de ensino-aprendizagem, em todos os níveis de ensino. Fundamentando-se nesse referencial, particularmente, nos seus conceitos de problemas empíricos, problemas conceituais e de tradição de pesquisa, este trabalho propicia uma ressignificação histórico-filosófica de alguns conteúdos científicos da astronomia, da cosmologia e da física, considerados essenciais à compreensão docente e estudantil da relação Terra-Universo. Esses conteúdos são: a confecção de calendários, as distâncias orbitais dos planetas, as fases da Lua, as estações do ano, o fenômeno do dia e da noite, o movimento de rotação da Terra, os modelos cosmológicos, o movimento de translação dos planetas e a gravidade. Como resultado, essa contextualização histórico-filosófica pode contribuir para a superação dos problemas relativos: às concepções de senso comum; à correção dos erros conceituais encontrados nos livros didáticos da educação básica; bem como na construção do saber docente do conteúdo disciplinar da história conceitual da ciência, mediante uma viagem prazerosa pela história da ciência. Portanto, defende-se que somente um diálogo contínuo com os resultados de pesquisas, integrado com uma atenta vigilância epistemológica, educacional, didática e pedagógica, sobre o processo de ensino-aprendizagem; com a mediação da construção do conhecimento disciplinar, dentre outros; e uma apropriada transposição didática dos conteúdos científicos para os livros didáticos da educação básica; torna possível o trabalho efetivo em prol de uma substantiva melhoria da educação e do progresso do ensino de ciências.

Biografia do Autor

Carlos Alexandre dos Santos Batista, Universidade Federal de Santa Catarina

Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina.

Luiz Orlando Quadro Peduzzi, Universidade Federal de Santa Catarina

Programa de Pós-Gaduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina.

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2022-09-10

Como Citar

Batista, C. A. dos S., & Peduzzi, L. O. Q. (2022). CONTEXTUALIZANDO CONTEÚDOS CIENTÍFICOS FUNDAMENTAIS À COMPREENSÃO DOCENTE E ESTUDANTIL DA RELAÇÃO TERRA-UNIVERSO SOB A LENTE EPISTEMOLÓGICA DA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE LARRY LAUDAN. Investigações Em Ensino De Ciências, 27(2), 23–56. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n2p23

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