O JOGO SISTEMA SOLAR EM LIBRAS COMO MÉTODO DE ENSINO DE FÍSICA PARA ALUNOS SURDOS
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n2p158Palabras clave:
Ensino de física, Astronomia, Jogos, Educação de pessoas surdasResumen
Este trabalho apresenta uma reflexão acerca da utilização de um jogo bilíngue para alunos surdos voltado ao ensino de Física, especificamente à Astronomia, a partir da experiência do jogo Sistema Solar em Libras, apresentado em um evento acadêmico-científico no ano de 2019. Entendemos que o ensino de Física, de uma forma geral, carece de materiais adaptados e metodologias para alunos surdos. Por outro lado, também reconhecemos que é escasso o vocabulário na Língua Brasileira de Sinais (Libras) quando se refere aos termos relacionados aos conteúdos de Física. Para a construção deste trabalho, foram fundamentais as informações propiciadas pela pesquisa bibliográfica, na literatura sobre a temática em questão, assim como o levantamento de sinais básicos da Astronomia disponíveis nos bancos de dados do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) e do Instituto Phala. Foram imprescindíveis, também, as informações obtidas nos relatos orais de pessoas que se dispuseram a dar as suas opiniões por meio de entrevistas sobre esse jogo, destinado ao ensino de Física para estudantes surdos. Concluímos que os possíveis usos dos jogos bilíngues proporcionam melhores condições de ensino e aprendizagem, tendo em vista que oferecem, nas salas de aula, meios de os alunos surdos e ouvintes se desenvolverem de forma mais ativa e participativa.Citas
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