UMA DESCRIÇÃO SEMIÓTICA DA METÁFORA NO ENSINO DE BIOLOGIA: ASSERÇÕES SOBRE A CÉLULA ANIMAL

Autores/as

  • Marlon Dantas Trevisan Programa de Pós-graduação em Educação - FFC - UNESP - Marília, SP
  • Marcelo Carbone Carneiro Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência - UNESP - Bauru Departamento de Ciências Humanas da FAAC - Unesp/Bauru, SP

Palabras clave:

metáfora, semiótica, signo, ilustração, enunciado linguístico.

Resumen

Este artigo tem como principal meta descrever semioticamente o recurso pedagógico da metáfora, em especial no ensino de biologia. Nosso aporte teórico é a semiótica peirceana, posto que esta representa sólida herança aos estudos das linguagens implicadas no ensino de ciências, o que nos levou a fazer uma exposição sobre as linhas gerais daquele referencial, voltada aos pesquisadores e educadores interessados nessas reflexões. Na descrição pretendida, outros objetivos se nos apresentam: assinalar diferenças entre metáfora/analogia e a analogia pragmática; enumerar metáforas, a partir da análise da representação de uma célula, bem como discutir as diferenças mais evidentes e possíveis implicações cognitivas entre a ocorrência da metáfora na representação visual e em enunciados linguísticos. Para tal, analisamos a ilustração da célula animal de uma apostila de 1º. ano de ensino médio - biologia - citologia - utilizada por estudantes de São Paulo e outros estados. As conclusões obtidas expressam a inequívoca importância da metáfora como ferramenta didática no ensino de biologia, bem como novas inferências sobre a mesma, tais como seus limites na construção de conceitos, implicações gnosiológicas para a recepção, a necessidade de se buscarem proposições – associações de imagens a conceitos – na construção do discurso científico, entre outras contribuições.

Biografía del autor/a

Marlon Dantas Trevisan, Programa de Pós-graduação em Educação - FFC - UNESP - Marília, SP

Programa de Pós-graduação em Educação - FFC - UNESP - Marília, SP

Publicado

2016-09-14

Cómo citar

Trevisan, M. D., & Carneiro, M. C. (2016). UMA DESCRIÇÃO SEMIÓTICA DA METÁFORA NO ENSINO DE BIOLOGIA: ASSERÇÕES SOBRE A CÉLULA ANIMAL. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 14(3), 479–496. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/352