UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA INTEGRADA A UMA SITUAÇÃO DE ESTUDO: AVALIANDO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DE UMA TECNOLOGIA SOCIAL

Autores/as

  • Geraldo Wellington Rocha Fernandes Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/ Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia - PPGECMaT https://orcid.org/0000-0002-1337-1236
  • Gabriela Marques Barbosa Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/ Departamento de Ciências Biológicas
  • Luciana Resende Allain Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/ Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia - PPGECMaT https://orcid.org/0000-0002-7050-1164
  • Danilo Lopes Santos Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/ Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia - PPGECMaT https://orcid.org/0000-0003-2244-2267

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n2p231

Palabras clave:

Ensino de Ciências, Situação de Estudo, Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, Tecnologia Social

Resumen

Esta pesquisa teve como objetivo de avaliar o desenvolvimento do conhecimento científico escolar dos estudantes por meio de uma atividade interdisciplinar baseada em uma “Unidade de Ensino Potencialmente Significativa” (UEPS) integrada a uma “Situação de Estudo” (SE). Para isso, a pesquisa buscou validar a integração da perspectiva curricular SE e a sequência de ensino UEPS, que foi denominada de “Situação de Estudo Potencialmente Significativa” (SEPS). Para alcançar o objetivo proposto, foi aplicada, junto a 32 estudantes do 7º ano de uma escola pública, uma proposta didática e teórico-curricular, baseada em uma SEPS, sobre o desenvolvimento de um protótipo de uma Tecnologia Social (TS) - o Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC). Os dados referem-se aos argumentos e à argumentação dos participantes durante as aulas e às respostas a um questionário aplicado ao final da atividade, que foram transcritos e analisados pela Análise Textual Discursiva, a partir de três categorias pré-estabelecidas que caracterizam uma SEPS: 1. Problematização e levantamento dos conhecimentos prévios; 2. Ampliação dos conhecimentos ligados a conceitos disciplinares; 3. Sistematização do conhecimento e avaliação da aprendizagem. Os resultados indicam que a SEPS tem potencial para contribuir para uma educação em Ciências mais significativa, capacitando os estudantes a enfrentarem desafios científicos, tecnológicos, sociais e ambientais com confiança e criatividade, além de fortalecer sua alfabetização científica e tecnológica e promover a capacidade de solucionar problemas do mundo real.

Biografía del autor/a

Gabriela Marques Barbosa, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/ Departamento de Ciências Biológicas

Licencianda do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e membro do Gurpo de Estudo e pesquisa em Abordagens e Metodologias do Ensino de Ciências (GEPAMEC) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

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Publicado

2024-09-10

Cómo citar

Fernandes, G. W. R., Barbosa, G. M., Allain, L. R., & Santos, D. L. (2024). UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA INTEGRADA A UMA SITUAÇÃO DE ESTUDO: AVALIANDO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DE UMA TECNOLOGIA SOCIAL. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 29(2), 231–259. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n2p231

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