RADIAÇÕES E SUAS RELAÇÕES COM A MEDICINA: UMA REVISÃO NA ÁREA DE ENSINO DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n3p40Palabras clave:
radiações, medicina, saúde, revisão, ensino de física.Resumen
As diretrizes nacionais para o ensino médio e diversos estudos realizados em diferentes países têm apontado a relevância em trabalhar no ensino de física as inter-relações entre o tema radiações e aspectos da medicina/saúde humana. Sendo assim, com o intuito de compreendermos como a literatura da área de ensino de física/ciências tem abordado tais relações, revisamos artigos publicados em 24 periódicos nacionais e internacionais, em anais dos Encontros de Pesquisa em Ensino de Física (EPEFs) e dos Simpósios Nacionais de Ensino de Física (SNEFs) e em dissertações e teses produzidas em programas de pós-graduação brasileiros. Foram encontrados 31 trabalhos: quatro nos EPEFs, quatorze nos SNEFs, quatro no periódico Physics Education, um no periódico International Journal of Science Education, um no periódico Research in Science & Technological Education, um no periódico The Physics Teacher, um no periódico brasileiro Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências e cinco dissertações de mestrado produzidas nas seguintes universidades: UFRGS, UFRJ, Unicamp e USP. Além de sintetizarmos cada um dos trabalhos selecionados, sistematizamos suas contribuições em três categorias: I) Justificativas para o ensino das radiações e especialmente para relacioná-las a aspectos da medicina/saúde; II) Considerações acerca de recursos didáticos para abordar a temática; e III) Considerações acerca de resultados obtidos a partir da aplicação de propostas didáticas. Concluímos que embora a literatura revisada ofereça contribuições interessantes, ainda há carência de pesquisas de cunho empírico sobre a temática.Citas
Baram-Tsabari, A., & Yarden, A. (2005). Characterizing children’s spontaneous interests in science and technology. International Journal of Science Education, 27(7), 803-826. DOI:10.1080/09500690500038389
Brasil, Ministério da Educação. (2002). Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (PCN+ Ensino Médio). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf.
Cakmakci, G., Sevindik, H., Pektas, M., Uysal, A., Kole F., & Kavak, G. (2012). Investigating Turkish Primary School Students’ Interest in Science by Using Their Self-Generated Questions. Research in Science Education, 42(3), 469-489. DOI:10.1007/s11165-010-9206-1
Christidou, V. (2006). Greek Students’ Science?related Interests and Experiences: Gender differences and correlations. International Journal of Science Education, 28(10) 1181-1199. DOI:10.1080/09500690500439389
Faêda, K. C., & Martins, M. I. (2013). Efeitos biológicos da radiação: avaliação de uma proposta para a licenciatura em física. In Atas do XX Simpósio Nacional de Ensino de Física . São Paulo, SP. Recuperado de http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xx/sys/resumos/T0896-1.pdf.
Ferreira, L. S., Nascimento, L. S., Cruz, R. S. C., Nascimento, A. F., & Castro, C. S. (2013). Educar pela pesquisa e o ensino de física através de temas: valorizando a curiosidade dos estudantes. In Atas do XX Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Paulo, SP. Recuperado de http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xx/sys/resumos/T0830-1.pdf.
Fortunato, D., & Sauerwein, I. P. S. (2011). Radiações: o que os estudantes querem saber? In Atas do XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física. Manaus, AM. Recuperado de http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xix/sys/resumos/T0603-1.pdf.
Gibson, A. P., Cook, E., & Newing, A. (2006). Teaching Medical Physics. Physics Education, 41(4), 301-306. DOI:10.1088/0031-9120/41/4/001
Jones, A. T., & Kirk, C. M. (1990). Gender differences in students’ interests in applications of school physics. Physics Education, 25(6), 308-313. DOI:10.1088/0031-9120/25/6/304
Jones, M. G., Howe, A., & Rua, M. J. (2000). Gender Differences in Students’ Experiences, Interests, and Attitudes toward Science and Scientists. Science Education, 84(2), 180-192. DOI:10.1002/(SICI)1098-237X(200003)84:2<180::AID-SCE3>3.0.CO;2-X.
Martins, M. I., & Faêda, K. C. M. (2009). Explorando o conceito de radiação com alunos do ensino médio: um estudo sobre telefonia celular. In Atas do XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física. Vitória, ES. Recuperado de http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xviii/sys/resumos/T0268-2.pdf.
Medeiros, M. A., & Lobato, A. C. (2010). Contextualizando a abordagem de radiações no ensino de química. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, 12(3), 65-84. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/epec/v12n3/1983-2117-epec-12-03-00065.pdf.
Moura, J. F. C. (2014). Introduzindo Física Moderna no Ensino Médio a partir do Tema Estruturador Radiação Eletromagnética: luz, cores e aplicações médicas. (Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Porto Alegre.. Recuperado de http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/115455
Miquelin, A. F., Freitas, M. S. T., Miquelin, C. A., & França, A. C. (2012). Reflexões sobre os conteúdos envolvendo radiologia em alguns livros didáticos de ensino médio de física e química relacionados ao PNLEM. In Atas do XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Maresias, SP.
Nicioli Junior, R. B., & Hosoume, Y. (2005). Representações sociais de radioterapia em crianças de classes hospitalares – contribuições para uma abordagem pedagógica. In Atas do XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física. Rio de Janeiro, RJ. Recuperado de http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xvi/cd/resumos/T0201-1.pdf.
Oliveira, F. F. (2006). O ensino de física moderna com enfoque CTS: uma proposta metodológica para o ensino médio usando o tópico raios X. (Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro), Rio de Janeiro. Recuperado de www.educacao.ufrj.br/ppge/dissertacoes/fabiooliveira.pdf
Oliveira, F. F., & Vianna, D. M. (2006). O ensino de Física Moderna, com enfoque CTS: um tópico para o Ensino Médio – Raios X. In Atas do X Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Londrina, PR. Recuperado de http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/x/atas/resumos/T0101-2.pdf.
Paiva, E. (2016). The Inverse-Square Law and the Exponential Attenuation Law Used to the Shielding Calculation in Radiotherapy on a High School Level. The Physics Teacher, 54, 239-242. DOI:10.1119/1.4944368
Parisoto, M. F. (2011). O ensino de conceitos do eletromagnetismo, óptica, ondas, e física moderna e contemporânea através de situações na medicina. (Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Porto Alegre. Recuperado de https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/56668/000853008.pdf
Parisoto, M. F., Moro, J. T., & Moreira, M. A. (2011a). O Ensino de Física a partir do estudo da ultrassonografia, da produção e interação da radiação com o corpo humano: uma abordagem contextualizada. In Atas do XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física. Manaus, AM. Recuperado de http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xix/sys/resumos/T0436-1.pdf.
Parisoto, M. F., Moro, J. T., & Moreira, M. A. (2011b). Teoremas e Conceitos-em-Ação na Física Aplicada na Medicina. In Atas do XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física. Manaus, AM. Recuperado de http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xix/sys/resumos/T0436-2.pdf.
Parisoto, M. F., Pinheiro, L. A., & Moro, J. T. (2015). A Literature Review on Applied Physics in Medicine in the Context of Teaching. Investigações em Ensino de Ciências, 20(1), 60-78. DOI:10.22600/1518-8795.ienci2016v20n1p60
Pietrocola, M., Sousa, W. B., & Ueta, N. (2007). “Investigando e Explicando os Raios X” - Atividades investigativas sobre os Raios X com alunos do Ensino Médio. In Atas do XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Luís, MA. Recuperado de http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xvii/sys/resumos/T0566-1.pdf.
Prestes, M., Cappelletto, E., & Santos, A. C. K. (2008). Concepções dos estudantes sobre radiações. In Atas do XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Curitiba, PR. Recuperado de http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/xi/atas/resumos/T0274-1.pdf.
Rego, F., & Peralta, L. (2006). Portuguese students’ knowledge of radiation physics. Physics Education, 41(3), 259-262. DOI:10.1088/0031-9120/41/3/009
Rodrigues, M. E. S., Rollo, J. M. D. A., Malosso, T. G., & Silva, J. H. (2003). Falando de Física Médica na escola: Como mostrar ao aluno do ensino médio a importância e o papel da Física na Medicina? In Atas do XV Simpósio Nacional de Ensino de Física. Curitiba, PR. Recuperado de http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xv/atas/atas_XV_SNEF.zip
Ronen, M., & Ganiel, U. (1988). From assumption of knowledge to knowledgeable considerations: a class activity on ‘ionizing radiation and its biological effects’. International Journal of Science Education, 10(5), 523-529. DOI:10.1080/0950069880100505
Ronen, M., & Ganiel, U. (1989b). Physics in action - visiting a hospital. Physics Education, 24(1), 18-21. DOI:10.1088/0031-9120/24/1/30
Ronen, M., & Ganiel, U. (1984). Physics in medical diagnosis - an optional unit for high schools. Physics Education, 19(6), 288-291. DOI:10.1088/0031-9120/19/6/309
Ronen, M., & Ganiel, U. (1989a). Physics in Medical Diagnosis: implementation and evaluation of an applied science unit for high school. Research in Science & Technological Education, 7(1), 93-108. DOI:10.1080/0263514890070110
Schreiber, S. C., Stori, A., Camargo, S., Hilger, T. R., & Samojeden, L. L. (2016). Desenvolvendo atividades sobre a produção de raios x em aulas de fisica no ensino médio. In Atas do XVI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Natal, RN. Recuperado de http://www1.sbfisica.org.br/eventos/enf/2016/sys/resumos/T1087-2.pdf
Silva, A. C. (2013). Leitura sobre ressonância magnética nuclear em aulas de física do ensino médio. (Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas), Campinas. Recuperado de http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/250811/1/Silva_AndreCoelhoda_M.pdf
Silva, D. N. G., & Pereira, M. V. (2011). Análise preliminar da temática radiações ionizantes em livros didáticos do nono ano do ensino fundamental. In Atas do XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física. Manaus, AM. Recuperado de http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xix/sys/resumos/T0015-3.pdf
Silva, R. C., & Rosa, P. R. S. (2013). A apropriação de linguagens relacionadas a conceitos de física e cinematografia, de alunos da 3ª série do ensino médio, a partir da produção de filmes sobre radiações ionizantes. In Atas do XX Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Paulo, SP Recuperado de http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xx/sys/resumos/T0536-2.pdf.
Siqueira, M., Pietrocola, M., & Ueta, N. (2007). A física moderna e contemporânea em sala de aula: uma atividade com os raios X. In Atas do XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Luís, MA. Recuperado de http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xvii/atas/resumos/T0410-1.pdf.
Sousa, W. B. (2009). Física das radiações: uma proposta para o ensino médio. (Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo), São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-17092012-141621/pt-br.php.
Souza, A. J., & Araújo, M. S. T. (2009). A elaboração de um pôster como material didático para abordar conceitos de produção de raios X e radioproteção em aulas de física. In Atas do XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física..Vitória, ES. Recuperado de http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xviii/sys/resumos/T0101-1.pdf.
Vieria, S. A. (2003). Introdução de Física Moderna no ensino médio através de um caso de tratamento radioterápico. In Atas do XV Simpósio Nacional de Ensino de Física. Curitiba, PR. Recuperado de http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xv/atas/atas_XV_SNEF.zip
Weltner, K., Liebig, H., Halbow, D., Maichle, U., Reitz, H., & Schönfeld, G. (1980). Interest of Intermediate-Level Secondary Students in Physics and Technology. European Journal of Science Education, 2(2), 183-189. DOI:10.1080/0140528800020209
Yerdelen-Damar, S., & Eryilmaz, A. (2010). Questions About Physics: The Case of a Turkish ‘Ask a Scientist’ Website. Research in Science Education, 40(2), 223–238. DOI:10.1007/s11165-008-9119-4
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.