DIFICULDADES E ALTERNATIVAS ENCONTRADAS POR LICENCIANDOS PARA O PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES DE ENSINO DE ELETROMAGNETISMO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores/as

  • Eder Pires de Camargo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (Área de Concentração: Ensino de Ciências) Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Campus de Bauru.
  • Roberto Nardi Departamento de Educação e Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência (Área de Concentração: Ensino de Ciências) Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Campus de Bauru

Palabras clave:

Ensino de Física, Deficiência Visual, Atividades de Ensino de Eletromagnetismo, Formação de Professores de Física.

Resumen

Relatamos aqui resultados parciais de um estudo que analisou o desempenho de futuros professores quando, durante o desenvolvimento de uma disciplina de Prática de Ensino de Física, foram solicitados a planejar, elaborar e ministrar, em situações reais de sala de aula, tópicos de ensino de eletromagnetismo a uma turma de estudantes, dentre os quais se incluíam alunos com deficiência visual. Os dados coletados mostram que as principais dificuldades apresentadas pelos futuros professores referem-se à abordagem do conhecer fenômenos físicos como dependente do ver e o não rompimento com alguns elementos da pedagogia tradicional. Esses resultados podem indicar algumas alternativas ao ensino de Física para alunos com deficiência visual centradas na superação de atitudes passivas relativas à problemática educacional considerada, na elaboração de estratégias metodológicas destituídas da relação conhecer/ver, bem como, no trabalho com a oralidade no contexto do ensino de Física.

Publicado

2016-11-06

Cómo citar

de Camargo, E. P., & Nardi, R. (2016). DIFICULDADES E ALTERNATIVAS ENCONTRADAS POR LICENCIANDOS PARA O PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES DE ENSINO DE ELETROMAGNETISMO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 12(1), 55–69. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/477