IMAGINÁRIOS DE FUTUROS PROFESSORES DE FÍSICA SOBRE OS SABERES DOCENTES: SENTIDOS PRODUZIDOS NA INTERFACE UNIVERSIDADE-ESCOLA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n3p454

Palavras-chave:

Ensino de Física, Saberes Docentes, Identidade Docente, Análise do Discurso

Resumo

Partindo da ideia de que se tornar um professor é um processo contínuo, afetado por diferentes elementos como, por exemplo, a experiência prévia enquanto estudantes, neste artigo apresentamos uma análise sobre os saberes docentes que os futuros professores mobilizaram para responder à questão: “O que você pode dizer sobre o que precisa um professor de Física para ensinar Física?”. A pesquisa ocorreu no contexto da última das quatro disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado de um curso de Licenciatura em Física de uma universidade pública. Considerou-se a Análise de Discurso como referencial teórico-metodológico para analisar o imaginário de sete licenciandos. Os resultados mostraram que os licenciandos partem do imaginário social de que, para ensinar é preciso dominar o conteúdo de ensino e alguns elementos de didática, e produzem repetições e novos sentidos sobre esse imaginário. Observamos ainda que, no caso dos licenciandos que não tinham experiência em sala de aula, a regência no estágio foi decisiva para construir sentidos sobre a questão.

Biografia do Autor

Tatiana Iveth Salazar López, Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del IPN - CINVESTAV

Docente Investigadora programa Maestría en Educación en Biología para la Formación Ciudadana

Roberto Nardi, Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho"

Professor Pesquisador do programa de licenciatura em Física e do programa de pósgraduação em Educação para a Ciência

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2020-12-26

Como Citar

Salazar López, T. I., & Nardi, R. (2020). IMAGINÁRIOS DE FUTUROS PROFESSORES DE FÍSICA SOBRE OS SABERES DOCENTES: SENTIDOS PRODUZIDOS NA INTERFACE UNIVERSIDADE-ESCOLA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO. Investigações Em Ensino De Ciências, 25(3), 454–470. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n3p454

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