INTERAÇÕES DISCURSIVAS E O USO DE ANALOGIAS NO ENSINO DE FÍSICA

Autores

  • Fernanda Cátia Bozelli Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Avenida Brasil 56, CEP: 15385 000, Ilha Solteira, São Paulo, Brasil. Apoio: FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
  • Roberto Nardi Departamento de Educação e Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência . Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário – Vargem Limpa – caixa postal 473, CEP: 17033-360, Bauru, São Paulo, Brasil. Apoio: CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Palavras-chave:

formação inicial de professores de Física, interações discursivas, analogias

Resumo

Nos últimos anos as pesquisas em Educação em Ciências têm sinalizado novas formas de conceber os processos de ensino e de aprendizagem, implicando no deslocamento do entendimento individual sobre os fenômenos específicos para um novo contexto, ou seja, para um viés de construção de significados em um contexto social. Contudo, ainda poucos são os trabalhos que têm se preocupado sobre como os professores dão suporte ao processo pelo qual os estudantes constroem significados em salas de aula de ciências, sobre como essas interações são produzidas, desenvolvidas e, de que modo acabam interferindo na aprendizagem dos estudantes. Esta pesquisa pretendeu avançar nessa linha de investigação, ao analisar nos processos interativos discursivos o uso de figuras de linguagem, no caso as analogias, especificamente quanto a sua elaboração, utilização e exploração nos processos de interação discursiva em sala de aula. Uma das questões que permitiram tal reflexão foi a de que explicar conceitos científicos na sala de aula envolve, tanto entender o conteúdo, quanto ser capaz de comunicar esse conteúdo de maneira efetiva. Será que a postura assumida pelo professor no aspecto conversacional, durante a interação discursiva, tem contribuído ou influenciado com relação ao surgimento e exploração das analogias em sala de aula? Para responder a questões como essa adotamos uma abordagem qualitativa e interpretativa, nas quais são analisados os processos interativos discursivos que ocorreram junto a uma amostra de 23 futuros professores de Física de nível médio, ao longo de um semestre, durante o desenvolvimento de atividades de estágio curricular supervisionado, realizadas nos últimos semestres do curso de licenciatura de uma universidade estadual paulista. Os resultados mostram que se fazem necessárias maiores discussões sobre o uso de analogias no ensino, na formação inicial dos professores, sua função, vantagens e desvantagens, sobre como explorar analogias de uma forma efetiva. Além disso, como o contexto interativo discursivo entre professor/aluno pode interferir no processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. Notamos, também, pelos diferentes tipos de interação ocorridos, a importância do discurso para a construção compartilhada dos significados entre o futuro professor (licenciando) e os alunos.

Downloads

Publicado

2016-07-13

Como Citar

Bozelli, F. C., & Nardi, R. (2016). INTERAÇÕES DISCURSIVAS E O USO DE ANALOGIAS NO ENSINO DE FÍSICA. Investigações Em Ensino De Ciências, 17(1), 81–107. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/208

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)