DISCURSOS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE LEITURA

Autores/as

  • Inez Barcellos de Andrade Programa de Pós-graduação Educação em Ciências e Saúde, NUTES/UFRJ
  • Isabel Martins Programa de Pós-graduação Educação em Ciências e Saúde, NUTES/UFRJ

Palabras clave:

Leitura, Análise do discurso francesa, Professores de ciências

Resumen

Neste trabalho, partimos do pressuposto que os professores atuam como mediadores das práticas escolares de leitura e problematizamos suas práticas, sentidos e representações sobre leitura. Investigamos os sentidos que um grupo de professores de Física, Química e Biologia, que atuam em uma escola federal de ensino médio e técnico, atribuem à leitura. Seguindo um quadro teórico-metodológico identificado como a análise do discurso de linha francesa, consideramos que sentidos, conceitos e concepções de leitura são construídos historicamente, através de discursos produzindo efeitos de sentidos que determinam práticas ideológicas. Nossos resultados mostram que, para esse grupo de professores, não existiram, na sua formação, inicial e continuada, oportunidades de refletir sobre o papel da leitura no ensino e na aprendizagem de ciências. Parece haver também uma associação entre o tipo de discurso e o modo de ler, na qual aos textos científicos são atribuídos sentidos únicos e a leitura adquire um caráter de busca e assimilação da informação.

Publicado

2016-11-06

Cómo citar

de Andrade, I. B., & Martins, I. (2016). DISCURSOS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE LEITURA. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 11(2), 121–151. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/491