ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO, CONSTRUÇÃO DE HIPERDOCUMENTOS E ENSINO DAS
Palabras clave:
estrutura hipertextual, ciências da terra, aprendizagem significativaResumen
O presente trabalho foi motivado pela premente necessidade de elaboração de materiais didácticos em suporte informático (CD- Rom e outros) ou a sua publicação nas redes da informação (Internet) e a escassa investigação que, numa perspectiva construtivista, existe nesta área. Procurámos no nosso estudo averiguar da existência ou não de relação entre o tipo de organização hipertextual da informação e o tipo de aprendizagem e/ou raciocínios daí decorrentes, tentando compreender quais as melhores soluções em termos de construção de documentos hipermédia. Para sustentarmos teoricamente o nosso estudo recorremos às Teorias da Aprendizagem Significativa e da Flexibilidade Cognitiva. Foram construídos dois hiperdocumentos com conteúdos semelhantes, mas diferente organização (hierárquica e em rede), que foram aplicados a uma amostra de 31 alunos (14 a 16 anos). Na construção dos hiperdocumentos foram também tidos em consideração os trabalhos de Chi et al. sobre mudança conceptual. A análise dos resultados obtidos sugere que a estrutura hierárquica hipertextual parece favorecer as aprendizagens significativas subordinadas e superordenadas associadas a raciocínios de tipo descritivo e classificativo. Enquanto a estrutura hipertextual em rede, ao favorecer a flexibilidade cognitiva, pode também estimular a diferenciação progressiva e a reconciliação integradora promovendo, as aprendizagens combinatórias, associadas a raciocínios do tipo interpretativo e explicativo.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.