A RELAÇÃO ENTRE DISCURSO E PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Autores/as

  • Maria Helena Santos Silva Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro, Portugal
  • Maria da Conceição Duarte Universidade do Minho, Portugal

Palabras clave:

professores de ciências, formação inicial, discurso e prática pedagógica

Resumen

Nesta comunicação procura-se apresentar os resultados respeitantes à implementação de um modelo de formação reflexiva, levada a cabo com um grupo de professores estagiários de Biologia/Geologia, confrontando-os com os obtidos em dois outros grupos de estágio que seguiram modelos “tradicionais” de formação. Os resultados dizem respeito a dois níveis de análise das práticas: natureza do discurso utilizado pelos professores estagiários e respectivos orientadores pedagógicos nos encontros de pós-observação de aulas e actividades de ensino-aprendizagem desenvolvidas nas aulas de regência. Com base nos resultados obtidos foi possível concluir a existência de um isomorfismo quer nos tipos de discurso quer nos tipos de actividades utilizados pelos professores estagiários e respectivo orientador pedagógico. Esta conclusão reforça a importância que deve assumir a formação dos orientadores pedagógicos por parte das instituições que formam professores

Publicado

2016-11-16

Cómo citar

Silva, M. H. S., & Duarte, M. da C. (2016). A RELAÇÃO ENTRE DISCURSO E PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 7(3), 231–243. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/574