UTILIZAÇÃO DO PERFIL CONCEITUAL DE SUBSTÂNCIA NO PLANEJAMENTO DO ENSINO E NA ANÁLISE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Jaqueline Dantas Sabino Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências Universidade Federal Rural de Pernambuco Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n Recife, Pernambuco, Brasil
  • Edenia Maria Ribeiro do Amaral Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências Universidade Federal Rural de Pernambuco Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n Recife, Pernambuco, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n1p245

Palabras clave:

Perfil conceitual, substância, sequência de ensino e aprendizagem, conceituação

Resumen

Este estudo teve como objetivo analisar a emergência de zonas do perfil conceitual de substância e o processo de conceituação vivenciado por alunos quando envolvidos em diferentes atividades em sala de aula. O percurso metodológico foi constituído por duas etapas: planejamento e estruturação de uma sequência de ensino e aprendizagem utilizando para o seu desenho, a perspectiva de Mehéut (2005) e zonas do perfil conceitual de substância proposta por Silva e Amaral (2013); e aplicação das atividades planejadas para análise do processo de conceituação vivenciado por alunos ao longo da sequência. Três aulas foram gravadas em vídeo (total de 4h) e posteriormente transcritas e analisadas, um questionário foi aplicado para toda turma e uma entrevista foi realizada com dois deles. Os resultados mostraram que quatro das cinco zonas do perfil conceitual de substância emergiram ao longo das aulas e em resposta ao questionário – generalista, utilitarista/pragmática, substancialista e racionalista - e não identificamos a emergência de ideias representativas da zona relacional. Verificamos que as diferentes atividades desenvolvidas em sala de aula promoveram mudanças nas formas de falar dos alunos e uma alternância entre diferentes modos de pensar caracterizou o processo de conceituação vivenciado pelos alunos. Esses resultados apontam para um aspecto relevante da prática docente: a importância de o professor ter conhecimento sobre os diferentes modos de pensar o conceito de substância, uma vez que eles desempenham um importante papel, não só no planejamento, mas também na mediação e direcionamento das discussões nas aulas.

Biografía del autor/a

Jaqueline Dantas Sabino, Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências Universidade Federal Rural de Pernambuco Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n Recife, Pernambuco, Brasil

Mestre em Ensino das Ciências e Licenciada em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) trabalhando na linha de pesquisa de Perfil Conceitual, processo de ensino-aprendizagem e construção de significados. experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de química, química orgânica, educação química, metais e água, formação de conceitos, Perfil Conceitual em salas de aula de Química. Foi integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência de 2008 a 2010. Atua como professora de Química no ensino básico. É membro do Núcleo de Pesquisa em Didática e Conceituação em Ciência ? NUPEDICC/CNPq, coordenado pela professora Dr.ª Edenia Maria Ribeiro do Amaral

Edenia Maria Ribeiro do Amaral, Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências Universidade Federal Rural de Pernambuco Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n Recife, Pernambuco, Brasil

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco (1985), mestrado em Tecnologias Energéticas Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco (1992), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), com estágio doutoral na University of Leeds - UK (2002-2003). Pós-doutorado no Centre for Studies in Science and Mathematics Education na University of Leeds (2009-2010). Professora Associada da Universidade Federal Rural de Pernambuco, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e no Curso de Licenciatura em Química. Vem desenvolvendo pesquisas na área de Ensino de Ciências, com ênfase no Ensino-Aprendizagem de Química, atuando principalmente com relação aos seguintes temas de interesse: perfil conceitual, linguagem e cognição em sala de aula, contextualização e relação entre conhecimento científico e aspectos socioculturais que emergem no ensino-aprendizagem de ciências. Coordena o NUPEDICC - Núcleo de Pesquisa em Didática e Conceituação em Ciência - UFRPE, www.nupedicc.com.br

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Publicado

2018-04-30

Cómo citar

Sabino, J. D., & do Amaral, E. M. R. (2018). UTILIZAÇÃO DO PERFIL CONCEITUAL DE SUBSTÂNCIA NO PLANEJAMENTO DO ENSINO E NA ANÁLISE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 23(1), 245–265. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n1p245