UM PERFIL MÉTRICO DAS PESQUISAS QUE DESTACAM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ÁREA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Autores

  • Julio César Castilho Razera Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
  • Carla Maria Santana Matos Colégio Municipal de Antas, Bahia, Brasil
  • Fernando Bastos Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP).

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n1p2000

Palavras-chave:

Formação de professores, Cienciometria, Campo de pesquisas, Periódicos

Resumo

O artigo enfoca aquilo que a literatura vem atualmente apontando acerca das necessidades de conhecermos ampla e profundamente o campo de pesquisa sobre formação de professores. Dentro desse escopo, o objetivo foi traçar um perfil métrico do campo brasileiro de pesquisas sobre formação de professores em Educação em Ciências, baseado em artigos de periódicos dessa área. Este trabalho é parte de uma extensa investigação sobre o tema, na qual utilizamos bases teórico-metodológicas da estatística descritiva, da bibliometria e da cienciometria. Nesta pesquisa foram analisados 406 artigos sobre formação de professores publicados nestes cinco periódicos brasileiros da área de Educação em Ciências, desde o primeiro número de cada um até o último de 2016: IENCI, Ciência & Educação, Ensaio, RBPEC e Alexandria. O conjunto de indicadores mostra que o referido campo mescla atributos próprios (e.g., tipo de literatura que o fundamenta; forte presença autoral feminina) e características que são compartilhadas com outros campos (e.g., distribuição da produtividade sobre um tema específico). As análises realizadas sugerem um perfil de pouca produção teórica e baixa autonomia epistêmica do campo de pesquisa sobre formação de professores em Educação em Ciências. Há nítida importação e uso de referenciais teórico-metodológicos de outros campos de pesquisas, notadamente da Educação, Filosofia e Psicologia.

Biografia do Autor

Julio César Castilho Razera, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Departamento de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores.

Carla Maria Santana Matos, Colégio Municipal de Antas, Bahia, Brasil

Mestre em Educação Científica e Formação de Professores. Professora de Ciências do Colégio Municipal Santo Antônio, Sítio do Quinto, Bahia, Brasil. Coordenadora Pedagógica do Colégio Municipal de Antas, Antas, Bahia, Brasil.

Fernando Bastos, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP).

Docente da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP). Faculdade de Ciências. Departamento de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência.

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

Razera, J. C. C., Matos, C. M. S., & Bastos, F. (2019). UM PERFIL MÉTRICO DAS PESQUISAS QUE DESTACAM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ÁREA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Investigações Em Ensino De Ciências, 24(1), 200–222. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n1p2000

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Artigos