A ARGUMENTAÇÃO A PARTIR DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA

Autores

  • Samuel Santos Braga Departamento de Educação Campus X – Teixeira de Freitas - Bahia Universidade do Estado da Bahia Avenida Kaikan, s/n, Universitário, Teixeira de Freitas, Bahia, Brasil
  • Liziane Martins Departamento de Educação Campus X – Teixeira de Freitas - Bahia Universidade do Estado da Bahia Avenida Kaikan, s/n, Universitário, Teixeira de Freitas, Bahia, Brasil Campus Paulo Freire – Teixeira de Freitas – Bahia Universidade Federal do Sul da Bahia Praça Joana Angélica, 58, São José, Teixeira de Freitas, Bahia, Brasil
  • Dália Melissa Conrado Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação Universidade Federal da Grande Dourados Rodovia Dourados/Itahum, km 12, Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p120

Palavras-chave:

Formação Docente, Prática Argumentativa, Ensino de Biologia, Educação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, Questões Sociocientíficas

Resumo

Reconhecendo a importância da argumentação para o Ensino de Biologia, sobretudo ao facilitar a aprendizagem de/sobre ciências, o presente estudo objetivou avaliar conteúdos mobilizados nos argumentos de estudantes de biologia na resolução de questões sociocientíficas (QSC), a partir de uma educação contextualizada por História e Filosofia das Ciências (HFC) e Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Para isso, realizamos uma oficina pedagógica utilizando QSC como casos e atividades de argumentação, envolvendo 22 estudantes do curso de licenciatura em biologia. Para a coleta de dados, utilizamos os argumentos produzidos pelos estudantes. A análise dos dados ocorreu inicialmente com a avaliação estrutural e de conteúdo desses argumentos, tendo como base, respectivamente, os modelos de Toulmin (2006) e Sá (2010). De um modo geral, percebemos que a oficina contribuiu para fomentar o discurso argumentativo, bem como requerer, por parte dos estudantes, a mobilização de vários aspectos do conteúdo. Contudo, notamos ainda argumentos de baixa complexidade e imprecisão nos conteúdos mobilizados. Nesse sentido, uma vez que o uso de QSC tem se mostrado promissor para o desenvolvimento de habilidades argumentativas e de mobilização de conteúdos científicos, em um ensino contextualizado e interdisciplinar, mas que ainda existem dificuldades para esse método efetivar-se na educação científica, ressaltamos a importância e a necessidade da realização de mais estudos sobre argumentação com QSC no ensino de ciências, bem como de maiores investimentos em discussões que abordem aspectos históricos e filosóficos da ciência e relações entre CTSA.

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Publicado

2019-08-28

Como Citar

Braga, S. S., Martins, L., & Conrado, D. M. (2019). A ARGUMENTAÇÃO A PARTIR DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA. Investigações Em Ensino De Ciências, 24(2), 120–136. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p120

Edição

Seção

Artigos