ABORDAGENS DE SAÚDE EM UM LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA LARGAMENTE UTILIZADO NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO
Palavras-chave:
abordagens de saúde, livros didáticos, ensino de Biologia, ensino médioResumo
Diante da longa tradição da abordagem do tema da saúde no currículo escolar brasileiro, é importante investigar como ele é trabalhado nos livros didáticos, o principal recurso utilizado na maioria das escolas em nosso país. Em particular, mostra-se relevante verificar se este conteúdo é apresentado de forma a contribuir para o desenvolvimento dos estudantes como membros ativos e críticos da sociedade. Analisamos neste trabalho a abordagem de saúde no livro didático Biologia, de Laurence (2005), que foi o mais escolhido pelos professores entre os livros de Biologia distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM/2007). Foi utilizada a técnica da análise categorial, que consiste na decomposição dos textos em unidades de análise, as categorias, que foram construídas neste trabalho através de reagrupamentos analógicos, com base em critérios semânticos. Para investigar o enfoque dado à saúde, aplicamos uma matriz analítica às unidades de registro, que são frases, parágrafos e seções do livro que discutem conteúdos relacionados à saúde e à doença. Essa tabela sistematiza oito indicadores de saúde, buscando identificar três abordagens: biomédica, comportamental e socioecológica. Foram encontradas 267 unidades de registro no livro e, com base em sua análise, foi possível categorizá-lo como um livro em que predomina a abordagem biomédica. Nossos achados são compatíveis com outros estudos que apontam a prevalência dessa abordagem na educação brasileira e em livros didáticos brasileiros e internacionais. Outro achado importante do estudo foi o de que a abordagem comportamental não se sustenta, ao menos no livro analisado, como uma visão da saúde à parte das abordagens biomédica e socioecológica. Isso porque, quando o livro faz menção aos comportamentos e hábitos de vida associados à saúde, ele geralmente enfatiza dimensões biológicas, alinhando-se a uma abordagem biomédica, ou, mais raramente, discute a necessidade de mudanças de caráter sociopolítico, aproximando-se da abordagem socioecológica.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.