A DIVERSIDADE DE PESQUISAS DE NATUREZA INTERVENTIVA DENTRO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM ENSINO DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE TEÓRICO-METODOLÓGICA

Autores

  • Paulo Marcelo Marini Teixeira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p140

Palavras-chave:

Produção Acadêmica, Modalidades de Pesquisa, Intervenção, Educação em Ciências

Resumo

A partir da identificação de 1000 Dissertações e Teses (DT) em Ensino de Biologia, selecionamos estudos caracterizados como Pesquisas de Natureza Interventiva (PNI). Tomando como marco teórico um conjunto de autores dedicados a estabelecer reflexões teóricas e metodológicas sobre as pesquisas desenvolvidas na área educacional, foi desenvolvida uma análise das informações relativas ao delineamento metodológico desses trabalhos comparativamente a um esquema munido de critérios utilizados para definir diferentes modalidades nas quais o desenvolvimento da investigação caminhou ligado a alguma forma de ação-intervenção. Os resultados indicam a existência de diferentes modalidades de trabalhos dessa natureza, trazendo exemplos para ilustrar e caracterizar cada caso. Revelamos que em parte das DT há confusão dos autores quanto ao design do trabalho de pesquisa desenvolvido, expressando, em certo sentido, a fragilidade teórico-metodológica caracterizadora de parte da produção acadêmica na área. No final do artigo, destacamos o significativo número de PNI identificadas, apontando reflexões para a tendência no sentido de que os resultados das pesquisas sejam aplicados diretamente nos processos de ensino e aprendizagem em sala-de-aula (micro-contexto). Adicionalmente, indicamos também o baixo número de trabalhos de parcerias colaborativas e de pesquisa-ação. Finalizamos o texto com algumas reflexões sobre problemas merecedores de atenção por parte dos pesquisadores quando pensamos nos rumos da área para os próximos anos.

Biografia do Autor

Paulo Marcelo Marini Teixeira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Licenciado em Biologia e MatemáticaMestrado: Unesp, Educação para a CiênciaDoutorando: Unicamp, EducaçãoPós-Doutorado: Unicamp, EducaçãoDepartamento de Ciências Biológicas, UESBÁrea de Educação e Prática de Ensino

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Publicado

2020-05-01

Como Citar

Teixeira, P. M. M. (2020). A DIVERSIDADE DE PESQUISAS DE NATUREZA INTERVENTIVA DENTRO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM ENSINO DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE TEÓRICO-METODOLÓGICA. Investigações Em Ensino De Ciências, 25(1), 140–158. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p140

Edição

Seção

Artigos