REVISITANDO PROJETOS DE ENSINO DE FÍSICA NUMA PERSPECTIVA BAKHTINIANA

Autores

  • José Ortega Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências Universidade de São Paulo Rua do Matão 1371, Cidade Universitária, São Paulo, Brasil
  • André Machado Rodrigues Instituto de Física Universidade de São Paulo Rua do Matão 1371, Cidade Universitária, São Paulo, Brasil
  • Cristiano Mattos Instituto de Física Universidade de São Paulo Rua do Matão 1371, Cidade Universitária, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n3p16

Palavras-chave:

Projetos de ensino de física, Sociologia da Educação, Análise do discurso, Gêneros do discurso

Resumo

Neste artigo, apontamos algumas correlações entre o contexto histórico-social da década de 1970 e a esfera do ensino de física da época, por meio da análise de enunciados expressos nos textos de dois projetos de ensino: O Projeto Física da Universidade de Harvard e o Projeto de Ensino de Física da Universidade de São Paulo. Dada a infinidade e complexidade das mediações entre sociedade e projeto, focamos nas mediações que se referem às esferas mais amplas da atividade social. Queremos delinear as mediações sócio históricas que permitem identificar os limites sociais e históricos a que estavam submetidos. Portanto, é nessa relação dialética entre obra educacional e horizonte histórico de uma sociedade que tomamos o conceito de gênero discursivo (Bakhtin, 2006), com o qual é possível representar as relações entre história e discurso. Nessa relação se estabelecem a teleologia social, as intenções comunicativas e as escolhas discursivas dos sujeitos da atividade humana. Dessa forma, nossa perspectiva discursiva, social e histórica de análise indica que os discursos educacionais por eles produzidos expressaram necessidades, valores e compromissos de grupos sociais organizados daquelas sociedades e que suas produções ideológicas foram refletidas e refratadas no conteúdo temático, na composição e estilo dos gêneros produzidos para o ensino daquele contexto.

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Publicado

2017-12-16

Como Citar

Ortega, J., Rodrigues, A. M., & Mattos, C. (2017). REVISITANDO PROJETOS DE ENSINO DE FÍSICA NUMA PERSPECTIVA BAKHTINIANA. Investigações Em Ensino De Ciências, 22(3), 16–39. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n3p16

Edição

Seção

Artigos